Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Azul de Coração

09/04/2008, Amazonas Em Tempo

O apresentador do Boi Bumbá Caprichoso, Jr. Paulain, tem a cabeça fervilhando de idéias e a firme proposta de não apenas colocar seu nome em evidência, mas principalmente resgatar a antologia do bumbá azul, através de uma série de projetos culturais. O primeiro passo nessa trilha é o lançamento, no próximo dia 18, do site www.jrpaulain.com, que terá além de releases e fotos do apresentador, espaço para downloads do CD Azul, que deve ser lançado em primeira mão pelo site.

Além das músicas do CD, o site do apresentador terá um espaço que contará a história do Boi-Bumbá Caprichoso, fazendo um resgate através de pesquisas realizadas pela professora Odinéa Andrade. Minha intenção é cumprir um serviço público, pois a história do Caprichoso vem sendo contada de maneira errada e quero consertar isso, diz, ironizando que algumas pessoas imaginam que o boi começou com Arlindo Jr.

Nosso fundador comprovadamente é Roque Cid e isso estará no site. É um absurdo as pessoas pensarem que apenas o contrário tem história para contar, afirma categórico, completando que o boi abrigou pessoas que merecem ter sua trajetória resgatada, como Marcos Santos, que foi apresentador, e Rei Azevedo, que para ele é o eterno Amo do boi Caprichoso.

A ilha de Parintins não foi esquecida e terá um lugar especial dentro do espaço virtual, onde será contada suas história e, claro, seus "causos". Estudante de jornalismo, Jr. pretende exercitar o ofício no site, entrevistando figuras que foram importantes para o boi da estrela. O primeiro será justamente o ex-Amo do Boi, Rei Azevedo. Outro que já está agendado é o compositor Raimundinho Dutra. "São pessoas que fazem parte de uma história e devem ser homenageadas", assegura, lembrando que, inclusive, o site trará foto dele junto ao irmão Israel Paulain, pessoa que ele faz questão de mostrar respeito por sua escolha pelo boi Garantido. "Israel tem uma posição muito bonita dentro do Garantido. Desde pequeno ele escolheu o boi dele e meu pai não se meteu. Eu respeito muito isso", afirma.

Valorização

A faixa-título, a toada "Azul", é uma composição de Chico da Silva, que Jr. considera maravilhosa, mas que nunca foi explorada pelo boi. "É tão bonita quanto 'Vermelho' e não estourou", lamenta.

Ele explica que o álbum – que terá 12 toadas – será gravado totalmente em Parintins, para valorizar os músicos da ilha, segundo ele.

Do novo CD, o artista destaca ainda as toadas Dança do Norte e Passarinho Azul, por serem toadas românticas, mas com uma linguagem universal. "A idéia é que todos que escutem entendam pelo menos um pouco de nossa cultura", explica, completando que somente estarão à disposição dos fãs para download as toadas "Créu no Contrário" e "Desejos Virtuais". Para os nostálgicos, ele promete as antológicas "Grito de Guerra", de 1997, e "Ninguém Gosta Mais Desse Boi do que Eu", composta pelo seu pai, Carlos Paulain. De sua autoria, o CD trará "A Força que Vem do Azul".

Roda de toada

O apresentador também aposta no lançamento, ainda sem data, do álbum "Desafios", que segundo ele trará a raiz de volta ao Caprichoso. "Rei Azevedo cantará doze toadas, acompanhado do tradicional Grupo Azul e Branco", adianta ele, que é o grande incentivador dessa produção e fará uma participação especial cantando o mais recente desafio, a debochada "Créu no Contrário".

A capa do CD é outra provocação ao Garantido: a foto do Caprichoso dançando no curral da baixa. "Esse CD ajudará bastante os artistas do Caprichoso, que não conhecem as toadas antigas", garante.

Ainda defendendo a questão do resgate, Jr. é um dos idealizadores da "Roda de Toada", evento organizado por um grupo de oito artistas do Boi Bumbá Caprichoso – denominado Capri 8 – que tem como principal proposta fazer um resgate de toadas antológicas.

Funcionando todas as quartas-feiras, no restaurante Toc-Toc, o "Roda de Toada" é um espaço para as pessoas que sentem falta de lugares que toquem as toadas históricas do azul. "Eu quero e vou defender a questão da antologia no Boi Caprichoso", afirma, advertindo que cantará toadas que, certamente, quase ninguém conhece. "Vou levar uma toada linda de um caboclo chamado Horácio que, aliás, foi totalmente esquecido", diz. "A simplicidade dessas letras é que me encantam", confessa. Ele lembra que sempre um artista do boi encarnado estará presente na "Roda de Toada", que recebeu esse nome em alusão as Rodas de Samba, onde os artistas tocam vários instrumentos e interagem com o público. "Não existe banda acompanhando. Todos os cantores tocarão os vários instrumentos usados no boi", diz, ressaltando que, hoje, o convidado será Zezinho Corrêa, que vai representar o "boi" que estourou na Europa. Fazem parte do Capri 8, além de Jr. Paulain, os cantores Renato Freitas, Edilson Santana, Raiff Matos, Prince do Boi, Canto da Mata, Fabiano Neves e Klinger Araújo.

Chris Reis
Especial para o EM TEMPO