Garantido monta espaço cultural para mostrar a história do boi
12/04/2008, Diário do Amazonas
Os turistas e brincantes que visitarem os ensaios do boi-bumbá Garantido em Manaus, realizados em sábados alternados no Centro de Convenções (Sambódromo), poderão conhecer mais sobre a história do boi-bumbá de Parintins em um espaço destinado à realização de pequenas exposições de livros, revistas, CDs, DVDs, fotos, fantasias usadas por itens nos festivais anteriores, ornamentos indígenas, entre outras coisas.
Organizado pelo grupo Garantido Show Master, o Espaço de Cultura Garantido fica próximo à entrada do Sambódromo, ao lado direito. O Curral de hoje já terá a novidade.
O espaço foi idealizado pelo coordenador do Grupo Garantido Show Master, Aldemir Nascimento, e conta com a direção artística dos artistas plásticos Leandro Tapajós e Marcelo Ramos. Nele haverá, a cada curral, uma homenagem para alguém que colaborou com o boi diretamente, personagens dos bastidores muitas vezes desconhecidos do público, além de exposições e homenagem para algum item oficial ou seguimento do boi. O objetivo é levar conhecimento para turistas que visitam o boi pela primeira vez e para o público em geral, que além de se divertir nos ensaios poderá conhecer mais sobre a nossa cultura, contou Aldemir.
Garantido Show Master
A criação do Espaço de Cultura Garantido nasceu em reuniões entre os integrantes do Garantido Show Master, um grupo oficial e reconhecido pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG), formado por 15 dançarinos das primeiras equipes do grupo Garantido Show, que iniciou em 1998. “Hoje o Master é composto por psicólogos, médicos, advogados e pessoas que já não possuem tempo nem aquela disposição física de enfrentar muitos ensaios. Por isso fazemos apresentações especiais e esporádicas, daí a idéia de fazermos algo a mais pelo boi”, contou Aldemir Nascimento, acrescentando que o trabalho é totalmente voluntário e ‘de coração’. “Dançar todos já dançam há anos, mas agora queremos colaborar de outra forma. Vamos fazer isso ressaltando a história e mostrando como é bela a nossa cultura”, disse. O coordenador revelou ainda que, na exposição de hoje, os itens homenageados serão Amo do Boi e Sinhazinha. Haverá ainda um homenageado especial, integrante do movimento do boi em Manaus.