Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Quem serão os jurados?

17/06/2002, Romualdo Jr

De onde vão ser os jurados que virão julgar o Festival Folclórico de Parintins?. Esta pergunta ainda não pode ser respondida. Até ontem as diretorias dos bumbás Garantido e Caprichoso não haviam definido a formação da Comissão Julgadora da festa. O impasse está numa nova proposta defendida pelo boi Caprichoso.

O boi azul e branco quer que o regulamento do concurso dos bumbás seja modificado no seu artigo 2º, e que a Procuradoria Geral de Justiça do Estado, assuma a referida comissão. O artigo estabelece que as diretorias dos grupos folclóricos apresentem até a data do dia 15 de junho de 2002 os nomes que irão compor a Comissão Julgadora.

O presidente do Garantido, Antônio Andrade, comunicou por meio de ofício encaminhado a Comissão Organizadora do Festival, presidida pelo coordenador de cultura de Parintins, Raul Góes Filho, que Tereza Rocha, atual diretora financeira do boi, estava sendo nomeada para presidir a Comissão de Jurados representando a Associação Folclórica. O presidente do Caprichoso, Dodozinho Carvalho, também enviou um ofício a Comissão Organizadora. No documento, está a resposta para uma sugestão apresentada pela Promotoria Pública, em Parintins, e uma nova proposição da diretoria do boi. Os promotores Carlos Fábio Monteiro, Christiane Corrêa e Leda Mara Albuquerque sugeriram que o corpo de jurados fosse formado por sete pessoas de renome nacional e que a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Desporto presidisse a Comissão.

Neste caso, se os bumbás aceitassem a sugestão, o regulamento do concurso sofreria alteração também nos seus artigos 3º, 5º, 19º e 25º. Garantido não aceitou a proposta e o Caprichoso optou em mudar o sentido da pergunta dos promotores. Ao invés da Secretaria de Cultura, porque não o Ministério Público ou a Procuradoria Geral de Justiça do Estado?, argumenta o presidente do Caprichoso, Dodó Carvalho, conforme está escrito no documento entregue ao presidente da Comissão Organizadora, Raul Góes Filho. Finalizando o expediente, Carvalho enfatiza que a diretoria do Caprichoso só vai se pronunciar sobre a indicação do nome que representará o boi na Comissão Julgadora após uma resposta da Promotoria.

O presidente do Garantido disse que não há mais tempo para se pensar em mudanças nas regras do jogo. Segundo ele, o regulamento da disputa foi revisto e fechado em dezembro de 2001. Antônio Andrade diz que o Garantido está pronto para a disputa e que vai para a arena do Bumbódromo. O Ministério Público informou que não aceita presidir a Comissão Julgadora do 37º Festival Folclórico de Parintins.

A Promotora de Justiça, Christianne Corrêa, disse que a posição dos promotores sobre o assunto já foi inclusive manifestada na imprensa. É uma incoerência. É inviável. O Ministério Público não vai assumir a Comissão Julgadora. Isto é de responsabilidade dos bumbás. Além do mais, como a instituição iria se manifestar diante de uma contestação no resultado da disputa? Como iríamos apurar os fatos?, questionou.

O próprio Procurador Geral Mauro Campbel em recente visita ao município, havia se posicionado contrário à proposta do azul. Segundo a promotora, o documento formal com a resposta do Ministério Público foi apresentado no domingo, 16, ao vice-presidente do Caprichoso, Ray Viana.

O presidente Dodozinho Carvalho disse que iria reunir a diretoria após recebimento de parecer da Promotoria para posterior análise e, a partir daí, se manifestar sobre o assunto. O Presidente da Comissão Organizadora Raul Góes Filho, informou que depois que as diretorias dos bumbás decidam pela escolha dos nomes de seus presidentes o documento será apresentado ao Prefeito de Parintins, Enéas Gonçalves que vai instituir a presidência da Comissão de Jurados por meio de decreto municipal.

Ainda ontem, no início da noite, Raul Góes informou que possivelmente hoje o Caprichoso estaria nomeando o seu representante para a Comissão de Jurados. Como a rivalidade dos bumbás é a característica marcante da disputa, após se confirmar os nomes dos presidentes da Comissão Julgadora, é que as reuniões e muitos outros impasses nos fóruns de decisões irão acontecer. Isto sim, é previsível.