A apresentação da primeira fase de revitalização do Bumbódromo foi acompanhada pelo prefeito Bi Garcia que participou do encontro no Hotel Amazon River com a presença do Secretário de Cultura Robério Braga e representantes de segmentos da festa e bumbás Caprichoso e Garantido. Ele considerou natural a preocupação dos bumbás e da comunidade com as adequações que já começaram no Bumbódromo. Garcia lembrou que o mesmo ocorreu com a mudança da data da festa em que o município junto com bois e Governo do Estado entendeu a necessidade de mudança que hoje viabiliza economicamente a cidade e a festa. Outra mudança refere-se ao regulamento que deve ser mantido por mais três anos alterando apenas o item vaqueirada. Parintins se prepara para o novo momento com a chegada da Empresa Band de Comunicação que vai transmitir ao vivo e em canal aberto e rede nacional o Festival de 2008 por 15 horas, sendo 5 horas a cada noite. O prefeito disse que trabalha desde 2005 para que a festa ganhe proporção nacional.
Robério Braga, Secretário de Estado da Cultura (
Foto: Bahia)
O prefeito Bi Garcia disse ao Secretario Robério Braga que está investindo na infra-estrutura de Parintins para o Festival de 2008. Ele destacou a obra da Baixa de São José que terá sua primeira fase inaugurada até junho e ofereceu ao Governo a Praça Digital Cristo Redentor para a realização da Festa dos Visitantes que nos últimos anos vem sendo realizado na Praça dos Bois. A praça foi construída com estrutura de palco e camarins para grandes shows. Garcia agradeceu ao Governador Eduardo Braga pelo processo de mudança e reformulação do Bumbódromo que vai acontecer em três etapas consideradas importantes porque os possíveis erros podem ser reparados no próximo ano.
Bi Garcia, Prefeito de Parintins (
Foto: Bahia)
A preocupação do Governador Eduardo Braga e do Presidente Lula com a reforma do Aeroporto Julio Belém foi destaca pelo prefeito. Segundo ele, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, através do Fundo PROFAA destina verba para construção e recuperação dos aeroportos e que apenas o Estado pode receber esses recursos. Ele explicou que as prefeituras não têm possibilidades de receber esses recursos. “
A ANAC repassa para o Governo do Estado que faz convênio com a prefeitura que administra o funcionamento do aeroporto”, explicou. O prefeito disse que o aeroporto não é mal administrado e que o grande problema é a pista que tem 28 anos de construção sem receber nenhuma reforma, por isso não atende aeronaves tipo Boeing. Ele anunciou que está ampliando a brigada de incêndio que passa a ter 21 bombeiros e mais uma viatura. Outro destaque do prefeito foi a questão da lixeira pública que segundo ele o governador Eduardo Braga junto com o Ministro da Defesa Nelson Jobim já definiram que Aeroporto e Lixeira precisam ser feitos de forma paralela. Ele destacou que os recursos da obra do aterro estão fora do alcance financeiro da Prefeitura, mas considera importante que cada governo faça sua parte.