Novo regulamento discutido amanhã
14/05/2008, Ag/Nativa Comunicações
Está marcada para esta quinta-feira, na Secretaria de Cultura do Estado, em Manaus a primeira reunião dos representantes das diretorias dos bumbás Caprichoso e Garantido para a discussão do Regulamento do Festival aprovado em 2005 e que teve validade de três anos. Apesar de poucas alterações que o novo regulamento deve sofrer, um ponto polêmico deverá ser novamente a forma de escolha de jurados e os Estados de procedência.
No ano passado, a Comissão Julgadora deixou de ser de responsabilidade de uma Empresa de Auditoria Independente e passou a ser de responsabilidade dos próprios bois. Houve polêmica e mais uma vez os bois foram buscar os jurados da festa.
O Regulamento atual também proíbe a participação de jurados da Região Norte, exceto o Estado de Tocantins.
Até o ano passado, eram 09 (nove) jurados para cada noite de apresentação, devendo, necessariamente, ser 03 (três) jurados para compor o Bloco A, 03 (três) jurados para compor o Bloco B e 03 (três) jurados para compor o Bloco C, dentro das especialidades dos blocos.
A escolha era feita segundo seleção e análise dos currículos de pessoas de renome nacional, com comprovada atuação nas manifestações folclóricas e culturais brasileira, para cada especialidade.