Marinha inicia vistoria de embarcações para Parintins
16/05/2008, Diário do Amazonas
O 9º Distrito Naval, através da Capitania dos Portos, iniciou a vistoria dos barcos que buscam o passe da Capitania para ir à Parintins, distante 369 quilômetros a leste de Manaus, durante o 42º Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 27 e 29 de junho.
De acordo com o capitão-tenente da Marinha Raimundo Lenilton de Araújo, o documento não é uma obrigatoriedade para os barcos que pretendem seguir para o município nos dias que antecedem a festa, mas diminui o transtorno dos passageiros e proprietários das embarcações, já que a demora nos pontos de inspeção é menor para os barcos que possuem o passe.
“O documento é o registro de que a embarcação está de acordo com todas as determinações impostas pela Capitania. Caso a embarcação não possua essa documentação, os fiscais da Marinha terão que fazer toda a fiscalização ali mesmo, e isso causa um aborrecimento desnecessário tanto aos proprietários de embarcações quanto para os passageiros”, explicou.
Os proprietários de embarcações têm um prazo até o dia 13 de junho para solicitarem o passe junto à Capitania dos Portos. Em Manaus, o documento pode ser adquirido diretamente na Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, que fica na rua Marquês de Santa Cruz, 264, Centro. No entanto, o documento também pode ser adquirido nas agências da Capitania localizadas nos municípios de Parintins e Itacoatiara.
De acordo com o capitão-tenente, no ano passado, 128 embarcações viajaram para Parintins com o passe, transportando aproximadamente 12 mil passageiros. “Não tem como fazer uma previsão de quantas embarcações terão o passe esse ano, mas o número deve ser similar. Ainda é preciso fazer uma estimativa da quantidade de vôos que serão destinados à ilha, só assim poderemos ter uma estimativa de quantos passageiros irão para a ilha de barco esse ano”.
A aquisição do passe faz parte da “Operação Parintins”, que é um conjunto de atividades realizadas pela Marinha para garantir a segurança dos passageiros que irão para a ilha. A partir do dia 23 de junho, a Marinha vai disponibilizar três navios, 20 lanchas, três helicópteros, além de duas balsas onde será feita a contagem dos passageiros que estão nas embarcações com destino a Parintins. Uma das balsas ficará localizada no Encontro das águas do rio Negro com o rio Solimões e a outra ficará em Itacoatiara. “Não podemos concentrar a fiscalização somente em Manaus, porque muitas pessoas irão para o festival saindo de outras localidades, como Belém”.