Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Morena cunhã no ensaio de sábado

16/05/2008, Em Tempo

Montada em um cavalo com arco, flecha e adorno indígena, a cunhã-poranga Maria Azedo surgirá em apresentação especial, amanhã, no Curral Zeca Xibelão. Na noite de ontem, no ensaio técnico da marujada de guerra, a coordenação cênica também ensaiou para a apresentação da Lenda das Amazonas que faz parte dos eventos temáticos do Caprichoso. O boi contará com o apoio da Cavalaria da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar que está cedendo os animais para a apresentação.



Maria Azedo vai repetir a dose de adrenalina na torcida do Caprichoso com sua aparição. A mais bela da tribo será a Guerreira Amazonas que, segundo a lenda,  habitava as margens do rio Nhamundá sendo descoberta pelo espanhol Francisco Orellana. Um lago também será montado no palco para simbolizar o rio.





A cunhã-poranga do Caprichoso vem se preparando para mais uma disputa na arena e terá a oportunidade de apresentar sua performance à torcida do boi azul e branco. Fazem parte da cênica o corpo de Dança Trupe Caprichoso, Trupe Jovem e Raça Azul. O ensaio terá as participações das bandas oficiais  e Marujada de Guerra.

Jurados geram polêmica

A escolha de jurados para o Festival Folclórico de Parintins 2008 voltou a gerar polêmica, ontem, durante a reunião entre os representantes dos bumbás Garantido e Caprichoso e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Durante a reunião, o Garantido sugeriu que uma empresa fosse contratada para selecionar os jurados e gerou um novo impasse entre os bumbás, informou o vice-presidente do Caprichoso, Sérgio Vianna. De acordo com o representante do boi Azul, o contrário mudou o acordo feito em Parintins de que os jurados seriam escolhidos pelos dois bois.

Por conta do impasse foi definido pela SEC, a realização de um novo encontro na próxima segunda-feira, em Parintins. A reunião de ontem, no entanto, definiu alguns pontos importantes como o número de vaqueiros do item Vaqueirada, entre  35 e 40; Pai Francisco e Catirina continuam sendo obrigatórios, mas não valem nota; o item Figura Típica Regional continua; o início da apresentação dos bumbás permanece às 20h, até mesmo para facilitar a transmissão em nível nacional pela Band.

Dois outros pontos novos foram levantados. Por sugestão da SEC, o bumbá que utilizar algum patrocinador, que não os oficiais, em qualquer momento de sua apresentação na arena, será penalizado com perda de pontos. Os jurados receberão também uma recomendação especial com respeito  o item Apresentador,  analisando como ele se comporta durante a apresentação dos itens Levantador e Toada- letra e música.