Torcida azul e branca recebe homenagem no Bar do Boi
17/05/2008, Diário do Amazonas
“É show da galera, é show da nação, é a Raça azul e branca levantando a multidão”. Essa estrofe da toada ‘Show da Galera’, de Ademar Azevedo, mostra bem como vai ser o Bar do Boi Caprichoso deste sábado, que tem o tema ‘A Noite da Raça Azul’.
A festa do Touro Negro começa às 21h com a Roda de Toada, projeto dos levantadores de toadas do Caprichoso que se apresentam em um formato acústico. Após a apresentação dos cantores deste projeto sobe ao palco o levantador Fabiano Neves.
Fabiano Neves, cria do Movimento Marujada, preparou um repertório que mescla composições consagradas dos anos 90 até as mais recentes como ‘É Campeão’, de César Moraes, uma das mais tocadas nos ensaios tantos em Manaus como em Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus).
O bloco principal da noite começa a partir das 23h quando Prince do Boi, Júnior Paulain e Edilson Santana entram no Sambódromo, pelo portão principal, juntamente com a Marujada de Guerra. “Será uma espécie de passeata na qual a participação da Raça Azul (torcida oficial do bumbá) vai chamar muita atenção”, disse a diretora de eventos do Movimento Marujada, Mercinha Marinho.
De acordo com Mercinha, à noite será dedicada totalmente para o item 19. “Trabalhamos durante duas semanas para fazer uma grande festa. Vamos mostrar porque a nossa torcida é a melhor do festival”, afirmou.
Depois do show do Amo do Caprichoso, Prince do Boi, será a vez do apresentador do bumbá Júnior Paulain. O levantador de toadas oficial, Edilson Santana, sobe ao palco a partir de 1h.
O presidente da Raça Azul em Manaus, Fellippe Abrahim, informou que foram preparados vários momentos especiais no bloco principal da noite. “A Raça vai entrar no show do Prince e só vai sair no final do show do Edilson. Em quase três horas de shows vamos mostrar um pouco do que estamos preparando para os três dias de festa”, completou Abrahim.
As ações da ‘Raça Azul’ vão ganhar mais uma ajuda depois da junção da ex-torcida independente, Força Bravura e Inspiração (FBI). “Nos unimos pelo amor que sentimos pelo Caprichoso. Agora estamos trabalhando para ajudar o nosso boi a conquistar o bicampeonato”, disse o presidente da ‘Raça’.
O levantador Renato Freitas faz o show do terceiro e último bloco, que contará ainda com a participação especial de Raiff Matos.
Desafio
Edilson Santana, em seu show, vai apresentar a toada de desafio intitulada ‘Boi Goiaba’, de Helen Veras. Essa toada é uma resposta a toada ‘Boi Pirata’. “Como a noite é da ‘galera’ nada melhor do que uma toada de desafio para animar a nossa nação”, avisou Edilson.