Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Festival terá poucas alterações

20/05/2008, Diário do Amazonas

Os presidentes dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso definiram, ontem em Parintins, em reunião com o secretário de Estado da Cultura, Robério Brqaga, o regulamento para a disputa do 43º Festival Folclórico de Parintins deste ano. O documento assinado ontem tem como base o regulamento do ano passado que sofreu algumas modificações.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Sec), a principal modificação refere-se ao número de jurados que participarão da festa. Este ano, serão dez jurados, em vez de nove, como foi ano passado, sendo que um deles não participará do julgamento. “Este, que será escolhido por sorteio, será o presidente da comissão julgadora, responsável por coordenar a análise dos recursos. Ele também ficará em Parintins até segunda-feira para presidir a apuração do resultado”, explicou Robério Braga.

A forma de indicação dos jurados também foi definida. Como não há como iniciar um processo licitatório para escolher uma empresa de auditoria nacional que fique com essa responsabilidade, as direções dos bumbás, com apoio da Sec, cuidarão disso. Até o dia 16 de junho, Caprichoso e Garantido têm que indicar quais os seus três representantes que viajarão em busca dos jurados.

Na próxima semana, as direções dos bumbás escolherão de quais estados brasileiros estes jurados virão. Ficou acertado no regulamento que serão indicados cinco estados possíveis. Desses cinco, serão vetados dois (um pelo Caprichoso e outro pelo Garantido). Dos três que sobrarem serão escolhidos os jurados. Para cada Estado viajarão dois emissários, um de cada bumbá.

0 horário para a divulgação do boi campeão também foi alterado. Este ano, a apuração acontecerá às 14h (ano passado foi às 11h) no Bumbódromo, com transmissão direta da TV Bandeirantes, emissora que detém os direitos exclusivos de veiculação da imagem da festa.

Outras novidades são: maior flexibilidade no número de vaqueiros, que agora pode ser de 35 a 40; penalidade aos bois em caso de presença na arena de pessoas não autorizadas e aumento do tempo de tolerância para a saída das bandas após as apresentações. Este ano, cada banda terá 15 minutos para retirar seus equipamentos após o encerramento de sua apresentação.

O secretário Robério Braga e técnicos da Secretaria de Estado da Cultura marcaram de voltar a Parintins no dia 4 de junho para mais uma vistoria nas obras do bumbódromo.