Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Capitania estima viagem de 500 barcos

04/06/2008, Diário do Amazonas

Aproximadamente 500 barcos devem se dirigir a Parintins (a 369 quilômetros a Leste de Manaus), durante o 43º Festival Folclórico, segundo estimativa da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, que, ontem, divulgou detalhes da ‘Operação Parintins’.

A ação vai fiscalizar todas as embarcações que subirem ou descerem o rio Amazonas, entre os dias 23 de junho e 1º de julho, deste ano, quando acontece a operação da Marinha.

O festival folclórico será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho. “Vamos estar com três postos de fiscalização: um aqui na saída de Manaus, outro em frente a Itacoatiara e um na chegada a Parintins. Vão ser utilizados 22 equipamentos da Marinha, entre lanchas rápidas, dois helicópteros e dois navios-patrulha”, explicou o capitão dos Portos, o capitão-de-mar-e-guerra Dennis Teixeira de Jesus.

Durante o período da operação, a Capitania recomendou que os proprietários dos barcos, tipo recreio, devem retirar o ‘Passe’ de navegação para evitar a demora nas blitze, em um dos três postos de fiscalização. “O barco que estiver com o passe só vai ser inspecionado quanto aos equipamentos de segurança e a quantidade de passageiros. Quem não estiver com o documento vai ser obrigado a passar por todas as vistorias previstas para o tipo de embarcação, o que deve demorar mais tempo, causando transtorno aos passageiros”, disse Dennis Teixeira.

A Marinha também recomendou que as demais embarcações solicitem o ‘Passe’ na Capitania dos Portos até o próximo dia 13 de junho. Até ontem, 49 barcos já haviam solicitado a autorização. A estimativa do órgão é de que, pelo menos, 140 donos de embarcações de recreio solicitem a documentação. “Os donos de barco que vão para Parintins devem ligar para a capitania e agendar a vistoria”, afirmou Teixeira.

Para evitar falsificações do ‘Passe’, o documento só vai ser entregue no dia 22 de junho, véspera do início da ‘Operação Parintins’. Quem for pego com documento falsificado vai ser notificado e obrigado a comparecer à Capitania, após o festival, para prestar esclarecimentos, sob pena de perder a autorização para navegar, além de outras sansões. “O barco que for pego com passe falso vai poder seguir viagem. Não queremos prejudicar os passageiros, mas sim cuidar da segurança”, disse Dennis Teixeira.

Após o término do festival, dia 29 de junho, os barcos da Marinha vão permanecer em Parintins para fiscalizar o retorno das embarcações. Somente no dia 1º de julho é que a frota da Marinha retorna a Manaus.