Festival terá segurança de 1,2 mil homens
07/06/2008, Diário do Amazonas
Aproximadamente 1.200 homens, da Polícia Militar (PM), Marinha e Corpo de Bombeiros vão atuar na segurança do 43º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus), que vai acontecer de 27 a 29 de junho, deste ano.
O assessor de comunicação PM, tenente-coronel Willer Abdala, informou que 600 policiais militares de Manaus serão enviados a Parintins, cem a mais que no ano passado, sob o comando do coronel Hiltomar Régis. “Os policiais irão se unir a mais 120 PMs de Parintins. Além disso, dez câmeras de monitoramento serão instaladas em pontos estratégicos da cidade”, explicou. Entre a equipe de 700 homens, existe um grupo de 70 policiais bilíngües, que vão auxiliar os turistas estrangeiros.
Enquanto não embarcam, os policiais estão passando por um curso de capacitação no Comando-Geral da PM, no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. O curso acontece até o final da próxima semana e oferece aos policiais cursos de direitos humanos, técnicas de abordagem e comunicação.
Outra novidade em relação ao ano passado é a implantação de uma base de atendimento exclusivo aos policiais. “Agora teremos uma base para atendimento médico dos policiais, comunicação e outros serviços. É onde eles poderão ter um apoio mais direto”, explicou Willer.
O Corpo de Bombeiros informou vai atuar, durante o festival, com 141 bombeiros de Manaus e mais 22 da 3ª Companhia de Parintins. Ao todo, a guarnição vai contar com o apoio de 21 carros, que vão atuar por toda a cidade, além do Bumbódromo.
Os bombeiros também estão participando de um curso de capacitação para melhorar o atendimento ao público, durante os dias de festa. Os cursos são de Aperfeiçoamento em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Combate a Incêndio e Salvamento Aquático.
O trabalho da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental teve início ainda no mês passado com a fiscalização dos barcos que vão levar passageiros a Parintins, segundo informou a assessoria de comunicação do 9º Distrito Naval.
A estimativa da Capitania é de que pelo menos 500 barcos se dirijam à cidade de Parintins, em razão do festival.
Ao todo, serão 300 homens da Marinha atuando na fiscalização das embarcações em três pontos distintos, que ficarão no Encontro das Águas, em Itacoatiara, (a 176 quilômetros a leste de Manaus), e no porto de Parintins.