O Festival Folclórico de Parintins, a ser realizado no último final de semana de junho, terá mudanças este ano. O desenho do novo bumbódromo (
arena onde são feitas as apresentações dos bois) foi apresentada nesta manhã aos representantes dos bumbás e as autoridades que devem participar do Festival.
A segurança para o Festival será reforçada. Na última semana, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, além do Corpo de Bombeiros, traçaram planejamento para trabalho em conjunto durante à festa.
O Festival será transmitido ao vivo pela Rede Bandeirantes 5 horas durante os 3 dias. Para diretoria do Boi Garantido não haverá mudanças. Sérgio Viana, vice-presidente do Boi Caprichoso, declarou que o boi teve que adaptar sua apresentação.
Nos últimos anos, a transmissão era feita pela TV A Crítica, que era afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (
SBT). Será a primeira vez que a Rede Bandeirantes transmite o festival.
Este ano as arquibancadas que abrigam as galeras com entrada gratuíta foram ampliadas. Os camarotes também ganharam novo formato.Os jurados vão ficar em 3 áreas diferentes.
Robério Braga, Secretário de Cultura do Amazonas, declarou que o governo do Estado está investindo R$ 2 milhões na realização da festa.