A nação azul e branca vive a expectativa para o Boi de Rua que acontece neste sábado dia 21 em Parintins . A data relembra a tradição da brincadeira que nasceu no dia 20 de outubro de 1913 pelos irmãos Cid que criaram o Touro Negro em função de uma promessa a São João.
Em 1914 ele saiu pela primeira vez às ruas de Parintins brincando nos quintais, terreiros, nas casas da pequena cidade, iluminados pela luz das lamparinas de Lioca. Em pontos estratégicos serão relembrados personagens do folclore.
A concentração será na Rua Sá Peixoto na Francesa para onde o Caprichoso fugiu ano passado após a na festa da vitória e mantendo sua tradição. A caminhada seguirá para a Francesa na Avenida Amazonas passando pela Rua João Meireles, Herberth de Azevedo, Rio Branco, Avenida Amazonas, Rua Cordovil, Nações Unidas até o Curral. O evento deste ano tem na coordenação os sócio e torcedor João do Carmo que conta com apoio de equipes unidas pelo sucesso do Boi de Rua.
A brincadeira do Tira LínguaA folclorista Odinéa Andrade recorda a história do Caprichoso e afirma que em 1920 o boi era formado por 40 brincantes e tinha como ponto forte o Auto do Boi, onde o boi morria atirado por Pai Francisco para satisfazer o desejo de Catirina e se fazia o ritual do Tira Língua que vendida, ajudava nas festas de encerramento da época junina.
Aos poucos a brincadeira foi evoluindo e os donos, presidentes sempre tiveram imbuídos de inovar, acertar a cada ano.