Dentre os presentes que a cidade de Arujá – Grande São Paulo ganhou ao completar 156 anos de existência e 48 de emancipação Político-Administrativa, estão à vinda dos levantadores de toadas João Vinicius e Leonardo Castelo, um representando o boi bumba Caprichoso e outro o Garantido de Parintins - Amazonas. No último dia 14 de junho, em duas apresentações (
uma na Avenida Amazonas outra no Praça do Coreto, região central do Município), os amazonenses mostraram toda a magia do boi de Parintins e o ritmo quente do Norte.
Os integrantes da Organização Não Governamental (
ONG) Boi Bumbá Estrela do Arujá e o Boi Garantido, grupos que reproduzem o Festival de Parintins no município há quase dez anos, acompanharam a apresentação de João Vinicius e Leonardo Castelo. Com lindas indumentárias e coreografias bem ensaiadas, os arujaense mostraram que estendem tudo sobre o boi-bumbá Amazônico. O levantador de toadas João Vinicius, que vem se revelando um ícone forte do boi-bumbá Caprichoso em Manaus e Parintins, ganhou o público arujaense com a sua desenvoltura e potencia de voz, ao entoar as músicas do azul e branco. Lenardo Castelo também não deixou por menos, e encantou a todos com defendendo as cores vermelha e branca do boi Garantido.
“
Senti-me como se estivesse me apresentando com os dançarinos do Amazonas”, contou João Vinícius, evidenciando o importante intercâmbio cultural entre amazonenses e paulistas.
A apresentação dos amazonenses ainda contou com a cobertura de
Rede Bandeirantes de Televisão. A emissora que comprou os direitos para transmitir o Festival de Parintins pelos próximos cinco anos, veio até Arujá para conhecer a cidade paulista que reproduz o evento cultural dos bois. A matéria foi veiculada na tarde da última segunda-feira, 16, no telejornal regional “
São Paulo Acontece” (
Mais Band), exibido às 13h00 pela emissora paulista.
OUTRAS APRESENTAÇÕESOs cantores João Vinícius e Leonardo Castelo já estiveram anteriormente em Arujá durante a realização da “
Festa Show” organizada pelos grupos do município em novembro do ano passado.
Segundo o cantor do boi Caprichoso, João Vinícius, essas trocas de experiências deverão ser intensificadas. “
Eu quero ajudar os bois aqui em Arujá, afinal de contas eles reproduzem o festival há tantos anos. É muito orgulho para nós sabermos que uma cidade do Estado de São Paulo presta essa homenagem aos amazonenses”, agradeceu.
A história dos bois bumbás em Arujá começou no ano de 1999, na Escola Estadual Dr. René de Oliveira Barbosa, através de um trabalho pedagógico. Atualmente os grupos continuam com as atividades independentes da escola.
O prefeito Genésio Severino da Silva apóia essa bonita manifestação artística. “
É um grande prazer recebermos mais uma vez a apresentação dos grupos na Festa das Nações, pois sabemos que é de grande importância mostrar ao público um pouco da cultura da região norte do nosso país”, enfatizou.