As quadrilhas e danças folclóricas se prepararam para fazer uma grande festa hoje à noite na Praça dos Bois, lado azul, na abertura do 43º Festival Folclórico. A Prefeitura de Parintins e a Associação de Quadrilhas e Danças decidiram transferir para hoje a abertura da festa em decorrência do tempo chuvoso em Parintins.
Os dirigentes disseram que a chuva poderia prejudicar o desempenho das quadrilhas na disputa que começaria ontem. Com a mudança, os grupos decidiram também que hoje à noite haverá a disputa de duas chaves, A e B, iniciando às 07 da noite. As quadrilhas da Chave A - Fogueira na Roça, As Fofinhas, Os Caipiras na Roça e os Tapuios terão no mínimo 20 e no máximo 35 minutos para sua apresentação.
Já as quadrilhas da Chave B - Os Originais no Folclore, Filhos de Hippies, Unidos do Itaúna e Dança Portuguesa poderão utilizar o tempo normal previsto no regulamento que é de 40 minutos. No dia 20 a disputa segue normal com a Chave C - Festança na Roça, Mexicanos na Roça, Camponeses na Roça e Fogo na Roça. Dia 21 – Chave D - Dança Arte de Folclorear, Os Cawboys na Roça, Dança Parintintin e Discípulos de Shaolin. Dia 22 de junho a disputa dos bois mirins Estrelinha, Tupi e Mineirinho.
O coordenador do 43º Festival Folclórico da Prefeitura de Parintins vice-prefeito Messias Cursino tem acompanhado as decisões para a realização da festa nos dia 27,28 e 29 deste mês. Segundo ele, já estão definidas as ações dos órgãos que integram a organização do evento. Ele informou que a Polícia Militar terá um efetivo de 600 homens, 18 viaturas e helicópteros. A Capitania de Portos vai realizar operação com o apoio de um navio hospital, 2 navios de monitoramento para evitar acidentes nos rios. Por outro lado, a Prefeitura vem trabalhando na infra-estrutura da cidade para receber os visitantes.