Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caprichoso se pronuncia

20/06/2008, Assessoria de Imprensa do Caprichoso

O presidente do Boi Caprichoso reuniu ontem a imprensa para se posicionar sobre o e-mail da fiscal do Boi Garantido Milena Fagundes, que revela os bastidores e atitudes de um grupo para vencer o Festival de Parintins. Carmona confirmou que recebeu o documento das mãos do Secretário de Cultura do Estado Robério Braga, que fez o repasse aos dois presidentes na última terça-feira. O presidente disse que vai pedir a organização do Festival e a Secretaria de Cultura que apure as informações prestadas por Milena.

Carmona informou que há algum tempo o Caprichoso sabia que vinha sendo prejudicado com os resultados, por isso impediu que a empresa BDO Trevisan continuasse escolhendo os jurados.

No e-mail Milena afirma que Eduardo, presidente da empresa, foi influenciado por ela a não fazer a contagem da vaqueirada em 2006, uma vez que o Garantido possuía apenas 39 brincantes e poderia perder ponto. A fiscal diz “Ele, o Eduardo” poderia ter contado os cavalinhos se quisesse, mas não contou porque eu pedi”.  Carmona reafirma que “esses fatos revelados agora condizem com o que sempre falamos, engolíamos as derrotas, não tínhamos provas. São pessoas que não são de Parintins que fabricam resultados e que não tem sentimento nenhum pela festa de Parintins”, disparou.

Para ele os fatos colocam em cheque a credibilidade do Festival de Parintins e das pessoas que julgam. Em trechos do e-mail ela lamenta a saída da Trevisan e compromete a pontuação dos jurados Chico César e Leri. Ela conta que em uma madrugada foi testemunha da briga de Eduardo com os dois jurados. “Ele chegou a xingar os dois ( vocês estão sendo medíocres)os jurados ficaram ofendidos e pediram explicações. Milena afirma que todos os jurados foram escolhidos por um torcedor do Garantido referindo-se a Eduardo.

Carmona disse que o Caprichoso vai adotar medidas para evitar que os esquemas continuem prejudicando a festa de Parintins em 2008. “Que vença o melhor na arena, nós não precisamos fabricar resultados para ficar com o título e nem usamos de ações maldosas que comprometem o festival”, dispara.

Carmona diz ainda que acredita na veracidade do documento e que não sabe quem enviou ao Secretário. “Para nós não interessa agora quem enviou, é preciso agir para impedir que isso continue acontecendo”, ressaltou.

Conselho de Arte diz que Chico perdeu o equilíbrio

Os fatos revelados por Milena aqueceram os bastidores da nação azul que tem a certeza que o Caprichoso sempre foi o melhor na arena. Por conta das revelações, o membro da Comissão de Arte do Garantido Chico Cardoso, agrediu os membros do Conselho de Arte que é formado por artistas natos da Ilha, ao tentar defender o seu boi dos fatos revelados pela fiscal.

O diretor de arena do Caprichoso Edvan Oliveira disse que é despreparo de pessoas que vem a Parintins apenas para ganhar o dinheiro com o Festival e depois desaparer. “Essas pessoas não tem sentimento pelo boi, não sabem o prejuízo que isso pode causar a economia da nossa cidade que sobrevive dessa festa protagonizada por nós parintinenses”, destacou. O presidente do Conselho de Arte Gil Gonçalves se reportou dizendo que o Conselho de Arte vai continuar mantendo o respeito pela Comissão de Arte do boi contrário.

O Garantido tem pessoas competentes, nunca ninguém vai ver, por exemplo, o Fred Góes que é parintinense e tem paixão por essa festa abrir a boca para nos agredir ou dizer asneiras, como esse rapaz que vem a nossa cidade e pensa que conhece folclore”, disse Gonçalves.

Para ele o desequilíbrio de Chico representa o desrespeito que ele tem pelos parintinenses.

A tradição nas ruas

Brincar ao redor da fogueira, relembrar os bons tempos do boi nos terreiros, nos quintais e iluminado pelas lamparinas, motiva os torcedores do Caprichoso a saírem as ruas da Ilha neste sábado dia 21 e brincar de boi-bumbá.

O Boi e Rua projeto que resgata a história e a tradição do Caprichoso movimenta a Ilha desde as primeiras horas com salvas de fogos, organização de fogueiras, bandeirolas como manda a tradição. Os torcedores aguardaram a chegada da data para cantar toadas imortalizadas e satirizar com o boi contrário.

Os torcedores estarão concentrados na Rua Sá Peixoto, de onde sairá a caminhada pela Avenida Amazonas, Francesa, João Meireles, Herberth de Azevedo, Rio Branco, Avenida Amazonas, Cordovil, Nações Unidas até o Curral, onde acontece mega-ensaio.