PARINTINS (
AM) - O secretário de Estado de Cultura (
SEC), Robério Braga, revelou ontem que recebeu das mãos do presidente do boi Caprichoso, Carmona Filho, as cópias de dois e-mails que, supostamente, foram enviados a figuras do boi Garantido pela empresária Milena de Brito Fagundes.
Enviados em 2006 e 2008, os e-mails revelariam a existência de um possível esquema junto a jurados para beneficiar o bumbá vermelho e branco. Milena negou a autoria dos e-mails e disse que seu computador pode ter sido invadido. "
Recebi das mãos do presidente Carmona e optei por fazer uma reunião com os dois presidentes porque esta questão de escolha dos jurados é dos bois", disse o secretário.
Robério Braga esteve em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) na tarde e início da noite de ontem. Ele disse que vai analisar o material e consultar a assessoria jurídica da SEC para verificar os textos. Mas lançou suspeita sobre eles.
"
Todos os anos temos essas coisas no Festival. É possível que tudo isso seja uma grande fantasia bovina. Todo mundo sabe que cada ano surge um fato diferente. Um ano foram os artistas que trancam o galpão, outro ano não tinha jurados, e assim vai", disse Robério.
Ele classificou como lamentável o material se comprovada sua veracidade. "
Tudo que é antiético, que não é correto, que não é esperado pela imprensa, pelo governo, pelos artistas, pelo povo de Parintins, é preocupante", afirmou.
ColetivaO presidente do Caprichoso chegou a dizer ontem, em coletiva, que Robério Braga foi quem levou para uma reunião em que ele participava com o presidente do Garantido, Vicente de Matos, cópias dos textos que teriam sido trocados entre membros do boi vermelho. "
Não sei se o secretário trouxe os e-mails de Manaus ou se os recebeu em Parintins. Só sei que ele trouxe os e-mails para nós e que o documento foi lido na reunião. Nenhum comentário foi feito sobre as cópias", chegou a dizer Carmona e seguiu: "
Não interessa saber a origem do documento e sim o que será feito para que isso não volte a ocorrer este ano."
Carmona disse que o Caprichoso tomará providências internas que dependem apenas do próprio bumbá, para impedir que haja manipulação dos resultados do Festival em 2008.
Fonte: Jornal A Crítica