Paulinho Faria e Davi Assayag emocionam no último curral
23/06/2008, Diário do Amazonas
As milhares de pessoas que foram ao Centro de Convenções (Sambódromo), no último sábado, emocionaram-se com dois ícones do Boi Garantido: Paulinho Faria e Davi Assayag, durante o último curral do bumbá deste ano.
Há sete anos longe da apresentação do Garantido, o ‘garoto de ouro da Baixa do São José’, Paulinho Faria, disse estar bastante emocionado em participar do evento. “A saudade é grande, não tem como negar, mas infelizmente não posso voltar ao bumbódromo”, afirmou.
Faria sofreu uma lesão auditiva após um acidente com fogos de artifício, em 2001, que foi responsável pelo seu afastamento da função de Amo do Boi, exercida durante 26 anos ininterruptos.
Ao subir no palco do Sambódromo, por volta de 0h30, Paulinho Faria elevou o nível de emoção dos torcedores do boi vermelho e branco, cantando ‘Balanceou’ e ‘Gavião Real’, de Chico da Silva, entre outras toadas. Ao fazer o seu tradicional ‘Le-Le-Lê’, seguido da chamada ‘Contagem’, o intérprete fez as honras da casa e chamou ao palco o Levantador de Toadas oficial do Boi-Bumbá Garantido, Davi Assayag, à 1h.
Ao mesmo tempo em que todos os olhos e ouvidos da platéia estavam atentos em Davi, fogos de artifício, bem como uma cascata de fogos de cada lado do palco, foram queimados durante, aproximadamente, dois minutos, dando um banho de luzes e cores nos torcedores. Ainda neste momento, surgiu o boi Garantido ao lado do palco, sobre uma plataforma móvel, que foi carregada pelo meio do público, em direção ao centro do palco, enquanto os dançarinos do Garantido Show entravam segurando tochas, representando a chama do torcedor.
A despedida do Curral do Garantido começou às 22h, sob o comando de Ricardo Lira e os convidados especiais Júnior Fortes, Fábio Casagrande, Carlos Batata, Tuã e Robson Júnior, além do grupo de cantoras Dessana.
Há três dias em Manaus, a japonesa Chika Yoshida, não conteve a alegria de estar tão perto do folclore amazonense pela primeira vez. Ela deu um tempo no trabalho, na terra do sol nascente, para ver de perto a festa dos bumbás Garantido e Caprichoso, durante o 43º Festival Folclórico de Parintins, que ocorre nos próximos dias 27, 28 e 29.
Ela é coordenadora do Foreing Press Center (Centro de Imprensa Estrangeira, em inglês), no Japão, e conhece tão bem as toadas de boi, que arriscou a aprender os passos da dança no palco, junto com a galera do Comando Garantido. A tarefa foi realizada com êxito. “Ouço as toadas desde 1998, quando uma conhecida nos apresentou o ritmo lá no Japão. De lá para cá, a paixão foi cultivada”, disse.