Prefeitura define estrutura de saúde
24/06/2008, Prefeitura Municipal de Parintins
A Prefeitura de Parintins definiu toda a estrutura da área de saúde para os três dias do Festival Folclórico que envolve prevenção e atendimentos clínicos e cirúrgicos. O Secretário de Saúde Josimar Marinho anunciou que os hospitais Padre Colombo e Jofre Cohen estarão com plantões definitivos a partir do dia 26 para atender os visitantes e os moradores de Parintins, com dois médicos clínicos de plantão em cada unidade. Ele informou que o Hospital Jofre Cohen será o local de referência para os procedimentos cirúrgicos, uma vez que lá estarão atendendo médicos cirurgiões, anestesistas e onde será instalada também uma UTI. O Secretário confirmou que os atendimentos ortopédicos estarão sendo efetuados no Hospital Padre Colombo. Cada hospital terá uma ambulância para prestar atendimentos com maior rapidez.
Os Centros de Saúde do município paralisam suas atividades nesta quinta-feira dia 26, informou o Secretário Josimar Marinho. Todos os pequenos atendimentos passam a ser feitos durante o dia nos Centros de Saúde instalados no Bumbódromo, no Centro Dom Arcângelo Cérqua e em outro local estratégico que foi criado este ano para atender a área vermelha do boi Garantido. Nos dois Centros a Prefeitura também estará disponibilizando duas ambulâncias para prestar atendimentos nos três dias de festa. Ainda fazendo parte da operação Saúde, a Secretaria também está destinando uma ambulância com um médico prestando atendimento pela manhã e a tarde no aeroporto Julio Belém, a partir do dia 25. Josimar disse que a Prefeitura está cumprindo sua parte na estrutura para atender com qualidade as pessoas que precisarem do sistema de saúde. Segundo ele é determinação do prefeito Bi Garcia investir na área da saúde para prestar o melhor atendimento possível durante o Festival.
Equipes da Vigilância Sanitária do município continuam realizando ações que visam preparar a cidade para atender bem os turistas neste festival. As equipes visitaram comércios, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e similares orientando para que seja dada total atenção aos locais que receberão os turistas. Donos de barracas foram orientados na manipulação de alimentos. Nos dias do Festival eles farão panfletagem e orientações no aeroporto, embarcações e pontos estratégicos da cidade.
A Secretaria de Saúde em parceria com o Banco de Sangue “Amílcar Monterey” anunciam que mais de cem bolsas de sangue estão sendo disponibilizadas para a operação festival. As bolsas são resultados da campanha de coleta de sangue realizada no município, nos últimos dias.