Ladainha une gerações em grande festa
25/06/2008, Jony Clay Borges, Da equipe de A Crítica
Fazia muito tempo que isso não acontecia: a tradicional Ladainha do Boi Garantido deu lugar a um animado ensaio que reuniu brincantes e artistas de todas as gerações do bumbá no antigo curral da Baixa, na rua Vicente Reis, em Parintins. A festa trouxe de volta a lembrança de anos longínquos, quando o boi-bumbá era brincado no curral de Lindolfo Monteverde, seu fundador. "Há muitos anos que não acontecia de fazerem festa aqui ", contou Antonia Monteverde, neta de Lindolfo, bastante feliz com a surpresa.
A animação no antigo curral começou quando Edenilson Monteverde, o Monte, neto do fundador, que estava cantando algumas toadas após a ladainha, convidou Tony Medeiros, atual Amo do Boi, para dividir o palco. Após levantar algumas toadas com acompanhamento de Monte, Tony por sua vez chamou ao palco artistas do Garantido de décadas passadas, como João Piedade, que compunha versos para o bumbá. Ao lado de Tony e de outros artistas, ele cantou toadas antigas e entoou versos tradicionais do Boi Vermelho, animando brincantes de ontem e de hoje.
A festa ficou ainda mais animada coma aparição de David Assayag, levantador oficial de toadas do Garantido, que se revezou com os demais cantando toadas para o público. Também no palco, um dos netos de Lindolfo e seus amigos encarnaram figuras tradicionais do Auto do Boi, entre eles, Pai Francisco, Mãe Catirina e o Padre.
A essa altura, o curral já estava repleto de integrantes da Batucada e torcedores, que se dirigiram ao local após aguardar pela passagem do boi-bumbá nas ruas da Baixa do São José. A filha mais velha de Lindolfo,Maria do Carmo Monteverde, de 70 anos, aproveitou o festejo inesperado para tocar xeque-xeque. Mais tarde, ela também subiu ao palco e fez uma palhinha entre os demais cantores.
Devoção e alegria
Muitos devotos de São João Batista, convidados para participar da Ladainha do Boi, ficaram no antigo curral da Baixa depois das rezas, para curtir o ensaio do boi-bumbá. Foi o caso de Maria da Silva Barbosa, de 64 anos, que todos os anos participa do evento que relembra a antiga promessa de Lindolfo a São João Batista. "Está muito legal, a festa está muito boa",declarou ela,que disse sentir saudades dos tempos em que a brincadeira do boi-bumbá acontecia no curral de Lindolfo.Nos últimos anos,segundo ela,a festa não acontecia "porque as pessoas não vinham,mas hoje elas vieram e está muito bom".
O festejo no antigo curral prosseguiu até mais tarde que o previsto. Logo após, o bumbá seguiu em seu cortejo tradicional até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo.