Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Parintins é só festa

27/06/2008, Peta Cid, direto de Parintins

O prefeito Bi Garcia deu as boas vindas aos visitantes que estão na Ilha para participar do 43º Festival Folclórico de Parintins. Entusiasmado com o crescimento desde que o seu governo mudou a data do evento para o último final de semana de junho, Bi Garcia revela que Parintins se prepara para o novo momento com a chegada da Empresa Band de Comunicação que vai transmitir ao vivo e em canal aberto e rede nacional o Festival de 2008 por 15 horas, sendo 5 horas a cada noite. O prefeito disse que vinha trabalhando desde 2005 para que a festa ganhe proporção nacional. Segundo ele a presença da Band em Parintins atende também a um pedido da população. A partir de agora, a divulgação da festa passa de regional para atingir o Brasil e o mundo.

Traçando um histórico do Festival Folclórico, o Prefeito Bi Garcia destaca que a festa nasceu a partir de uma iniciativa popular.  “A popularização da festa tem feito a diferença pelos benefícios econômicos e sociais que o evento gera na Ilha” argumenta. A prefeitura passou a patrocinar e valorizar os bois Caprichoso e Garantido e conta com o patrocínio do Bradesco que é o banco oficial do Festival. Ele considera que Parintins evoluiu a partir do crescimento da festa, que muda a cada ano o cotidiano da cidade. Bi Garcia ressalta a potencialidade turística que o Festival representa para o Estado do Amazonas. Daí as parcerias que melhoram a infra-estrutura existente hoje em Parintins que tem o Governo do Estado e o Governo Federal, além dos investimentos com recursos próprios da Prefeitura.

Número de visitante dobrou

As estatísticas indicam que nos últimos três anos dobrou o número de visitantes chegando à Ilha pelo aeroporto Julio Belém que registra em média 18 mil embarques e desembarques. Este ano, só a Gol já vendeu dez mil bilhetes e há em Manaus uma movimentação intensa de passageiros no aeroporto em busca de vagas. A Prefeitura preparou a cidade para receber os turistas.

Na orla foi construída a Praça Digital Cristo Redentor dotada de lojas, lanchonetes, restaurantes, píer para receber embarcações, palco para grandes eventos e internet banda larga grátis, num projeto pioneiro no Brasil, em parceria com a Intel.

O prefeito Bi Garcia não se preocupa apenas com o Festival Folclórico, mas em dar dignidade ao povo o ano inteiro, por isso está recapeando ruas, promovendo limpeza da cidade, urbanizando os bairros com calçada, sarjeta e meio-fio.

Nos últimos dois meses a Prefeitura aumentou o volume de obras e inaugurações, dando ênfase a saúde, educação, lazer, esporte, produção rural e outros setores melhorando a vida dos moradores da Ilha.

A julgar pelo sucesso de público no ano passado, Festival Folclórico deste ano pode se afirmar para o mundo pela dimensão que a festa vem conquistando, somando o espetáculo proporcionado pelos bois Caprichoso e Garantido à profissionalização do evento e à mudança da data para o último final de semana de junho, apontada como decisiva para atrair turistas. A Prefeitura de Parintins estima que a cidade já recebe um público recorde.

Uma pesquisa realizada pela Empresa Amazononense de Turismo- Amazonastur, que traçou o perfil dos turistas em 2006, descreveu o impacto que a cidade recebeu com o aumento do fluxo turístico, além de mencionar a presença de visitantes vindos de praticamente todos os estados brasileiros e de países como Estados Unidos, Alemanha, França, Argentina, Bolívia, Finlândia, Holanda e Japão. Embora, 97,22% de visitantes sejam brasileiros, o número de estrangeiros é crescente. Entre eles, registrou-se que 0,93% têm residência permanente nos EUA, 0,37% vem da Alemanha e 0,37% da França.

Da mesma forma como são citados vários municípios brasileiros, com Manaus liderando com 59,96% dos visitantes, a pesquisa revela também a procedência, embora menor, de turistas vindos de Berlim, Lisboa, Lyon, Santa Cruz de la Sierra, São Francisco, Califórnia e Nova Jérsei.

Internet sem fio disponível

Os profissionais da imprensa que estão em Parintins trabalhando na cobertura do 43º Festival Folclórico de Parintins já podem ter acesso gratuito na Internet banda larga sem fio da Prefeitura em parceria com a Intel. Os equipamentos de transmissão foram instalados na antiga tribuna de honra do bumbódromo, junto a Agência de Comunicação do Estado – AGECOM, e podem ser acessados durante 24 horas. Segundo Bi Garcia “tudo foi preparado para garantir que as informações da maior festa cultural da região sejam levadas a todos os brasileiros”. O Prefeito também está colocando à disposição dos internautas a biblioteca municipal Tonzinho Saunier, que estará em plantão do final de semana, assim como o Centro de Geração Ações e Rendas Aldair Kimura Seixas. Os dois locais disponibilizam internet banda larga para atender os jornalistas. Na Praça Digital Cristo Redentor, os visitantes podem acessar a internet cadastrando a senha “praça digital” para ter acesso ao serviço.

Campanhas orientam  turistas

A campanha “Boi Vida Bumbá” encerrou ontem no Banco de Sangue “Amilcar Monterey”. De acordo com o bioquímico Marcelino Menezes, a campanha correspondeu às expectativas com mais de 100 bolsas de sangue. Marcelino agradeceu a participação da comunidade que respondeu aos apelos do banco. A Campanha acontece todos os anos e tem como objetivo conseguir estoque de sangue para atender a demanda na época do Festival Folclórico de Parintins.

Agentes de Saúde da Prefeitura de Parintins estão nas ruas da cidade fazendo a entrega de panfletos que orientam sobre os cuidados com a saúde. As orientações são básicas para que todos os visitantes possam brincar o Festival e retornar com saúde para seus locais de origem. A Coordenadoria da Vigilância Sanitária também está com pessoal treinado orientando os vendedores ambulantes que estão recebendo informações sobre a manipulação de alimentos.