Caprichoso ´enterra´ contrário na comemoração do bi
07/07/2008, Em Tempo
Mais de 15 mil pessoas estiveram presentes na festa da vitória, comemorada no bar do boi Caprichoso, na noite do último sábado no sambódromo, conforme informou a organização do evento. Durante a festa, como não podia faltar, o touro negro realizou o “velório do boi contrário” na arena, em referência à derrota do adversário, Garantido, que perdeu o Festival Folclórico de Parintins por quatro décimos de diferença.
Repetindo quase todos os itens apresentados na arena durante as três noites em Parintins, o Caprichoso mostrou porque foi eleito o campeão do festival. A Marujada de Guerra trouxe 120 de seus 400 componentes para arena do sambódromo, dando uma pequena demonstração da apresentação, que mesmo arrebatando 60 pontos nas três noites da festa do boi-bumbá, empatou no quesito. “A Marujada trouxe uma pequena demonstração daquilo que foi mostrado para o mundo todo dentro da arena do bumbódromo”, disse Didi Redman, que comanda a Marujada.
Orgulho da galera azul e branco, os itens femininos representados pela Cunhã-Poranga Maria Azêdo, que empatou com a rival do vermelho e branco; a Porta-Estandarte Karine Medeiros, vencedora do item; a Rainha do Folclore, Carla Tainá, e a Sinhazinha da Fazenda, Tainá Valente, as duas últimas venceram na categoria, demonstraram beleza ao se apresentarem no sambódromo e levantarem a nação azul e branca.
Mesmo empatando, o troféu do item “Galera” foi trazido de Parintins e comemorado junto com o troféu do bicampeonato do azul e branco na arena em Manaus.
Novo estilo de verso
De acordo com Prince, para o próximo ano o público deve esperar por mais inovações no festival. “Este ano já demos uma demonstração do que é o novo estilo, mas ano que vem vamos levar para a arena uma nova forma de ‘tirar versos’ e com certeza, garantir o tricampeonato. Tudo dentro do padrão que rege o Conselho de Arte dos Bumbás”, explicou o Amo do Boi.
Ao final da festa, o Caprichoso repetiu um dos grandes momentos do espetáculo demonstrado em Parintins, que levantou a galera – o ritual Himerimã, representado pelas tribos indígenas e que conta a vida dos insetos. O Himerimã foi um dos momentos mais aplaudidos em Parintins e em Manaus.
Festa vermelha
O Garantido também fez a sua “festa da vitória”, no sábado, no Olímpico Clube, onde reuniu cerca de mil pessoas. Embora tenha perdido para o contrário por quatro décimos, a galera do vermelho e branco comemorou o fato de ter vencido o festival de Parintins na arena. Durante a festa, foram lidas as notas dadas pelo júri nos 21 itens do festival.
A festa teve o seu grande momento com a chegada da Batucada, a “orquestra” do Garantido que, junto com David Assayag, animou o público até as 3h da manhã do domingo no Olímpico.
A apresentação dos itens individuais acabou sendo suspensa, porque a maioria dos brincantes ficou solidária com o Pajé do boi, André Nascimento, que perdeu a mãe naquele dia em Manaus.