Morre Porrotó aos 84 anos
15/07/2008, Jornal A Crítica
Morreu ontem aos 84 anos Euclides Ribeiro, o Porrotó, filho adotivo do fundador do Boi Garantido, Lindolfo Monteverde. Porrotó era um dos comandantes da batucada do Garantido e morreu de falência múltipla dos órgãos, na casa de familiares, no município de Presidente Figueiredo.
O corpo de Porrotó foi transferido para Manaus e deve seguir, ainda hoje pela manhã, para Parintins, em avião fretado pela diretoria do Boi Garantido, onde será sepultado. O velório ocorrerá no curral sede Lindolfo Monteverde, da Cidade Garantido.
Nos últimos dois anos, já com problemas de saúde, Porrotó não participou do Festival Folclórico de Parintins. Na festa de 2006 ele foi ao bumbódromo pela última vez onde repetiu a participação que era sua marca registrada, empunhando o xeque-xeque, instrumento que marca o compasso da batucada.
Na ocasião, se posicionou na frente da batucada e narrou momentos em que o pai dele, Lindolfo, comandava o boi pelo qual tinha grande paixão.
Escudeiro
Nos primórdios do confronto entre Garantido e Caprichoso, as duas agremiações se enfrentavam com os tradicionais xavecos (desafios) que, invariavelmente, terminavam em brigas. Nessas 'batalhas' Porrotó era um dos escudeiros de Lindolfo e guardião do boi.