Impasse sobre a escolha dos jurados chega ao fim
26/06/2002, Romualdo Jr
Depois de duas horas e meia reunidas, as representantes dos bumbas Garantido e Caprichoso entraram em acordo para estabelecer a escolha dos jurados.
A reunião aconteceu na sede da Secretaria da Cultura da cidade de Parintins quando a presidente da comissão julgadora do bumba Caprichoso, Socorro Lopes, entrou com um pedido formal, depois de uma reunião ser suspensa, no qual exigia uma reunião, em caráter de urgência, com a presidente da comissão julgadora do boi-bumbá Garantido, Teresa Rocha.
O encontro entre as duas representantes dos bumbas iniciou por volta das 12 horas com a presença do colaborador do festival e mediador da reunião Fred Góes Filho. A reunião teve inicio quando Socorro Lopes, presidente da comissão julgadora do festival por parte do Caprichoso apresentou suas propostas a representante da comissão julgadora do festival do Garantido Teresa Rocha. A princípio houve muito impasse e troca de acusações entre as representantes dos bumbas.
Socorro Lopes sugeriu que fosse realizado o sorteio para a escolha dos 5 jurados em 2 estados e que as duas representantes dos bumbas fossem aos respectivos estados, dada a urgência e importância da escolha dos mesmos. A representante do bumba Garantido de imediato aceitou a proposta do Caprichoso segundo alguns critérios impostos por ela como que fossem 3 estados e não 2, 3 profissionais da imprensa acompanhassem o processo de seleção dos jurados e que o bumba Caprichoso se responsabilizasse caso não houvesse tempo suficiente para está processo.
Eu não serei irresponsável para aceitar uma proposta dessas atacou Socorro argumentando que caso fossem 3 estados não iriam existir tempo o suficiente para a seleção dos jurados. Em seguida Teresa contra argumentou a proposta da representante do bumba Caprichoso afirmando que o bumba Caprichoso foi quem deu a proposta e era a vez dele aceitar os critérios.
Com duas horas de reunião ainda não se havia chegado a um consenso entre ambas às partes. Teresa Rocha resolveu abrir um espaço na mesa para que a imprensa presente pudesse opinar e dar sugestões sobre as propostas apresentadas na mesa.
A reunião chegou ao fim quando Teresa Rocha resolveu aceitar a proposta de Socorro Lopes, que queria que a escolha dos jurados fosse dos 5 jurados fosse realizada em 2 estados e que as próprias representantes dos bumbas fossem até aa cidade dos jurados fazer o convite pessoalmente, diferentemente do que acontecia cano passado quando o convite era feito por telefone. Teresa Rocha só estabeleceu alguns critérios como exigindo que 2 representes da imprensa, preferencialmente da empresa patrocinadora do evento a Rede Calderaro de Comunicação.
Logo em seguida foi feito o sorteio para escolher os dois estados ficando decididos os estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul.