Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Feirinha do Tururi começa em dez dias, no ‘Vivaldão’

10/09/2008, Diário do Amazonas

A feirinha do Tururi do Boi Manaus deste ano vai começar no próximo dia 20, às 19h30, no estacionamento do Estádio Vivaldo Lima, o ‘Vivaldão’, na zona Centro-Sul de Manaus. Ao todo serão, 27 noites de festa. A feirinha vai ser realizada até a véspera da 12ª edição do Boi Manaus, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Sambódromo, zona Centro-Oeste, em comemoração ao aniversário de Manaus, que fará 339 anos no dia 24 de outubro.

A estrutura da feirinha vai ser a mesma do ano passado, com um palco, praça de alimentação e uma estrutura principal onde os 31 artistas que se apresentarão no Boi Manaus poderão expor seus tururis, que é a camisa oficial do evento e funciona como ingresso para as pessoas que quiserem seguir os trios elétricos durante a festa.

De acordo com a Fundação Municipal de Turismo (Manaustur), órgão responsável pela organização da feirinha e do Boi Manaus, a estimativa é de que pelo menos 6 mil pessoas passem pela feirinha durante a semana. Nos finais de semana, esse número pode chegar a 10 mil pessoas. Essa foi a média de público do ano passado, de acordo com a Manaustur.

Durante a semana, a festa acontece entre 19h30 e 23h30 e, nos finais de semana, os shows acontecem até 0h30. Diariamente, três atrações se apresentarão. Além dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, os bois de Manaus, Brilhante, Corre Campo e Garanhão, também farão apresentações durante os 27 dias de festa e no Boi Manaus.

No dia 20, todos os artistas passarão pelo palco e cantarão uma música cada um.

De acordo com a Polícia Militar, a média de público no Boi Manaus do ano passado foi de 350 mil pessoas.

A vendedora Deise Gomes, 25, disse que, depois do Festival de Parintins, essa é a melhor festa do gênero no Estado. “É ótimo podermos comemorar o aniversário de Manaus com uma festa que tem o nosso próprio ritmo. A feirinha e o Boi Manaus são as melhores oportunidades de reencontramos os amigos que fizemos durante o Festival de Parintins”, explicou.

Cada artista recebeu um cachê da prefeitura que varia entre R$ 8 mil e R$ 16 mil. De acordo com a Manaustur, esse dinheiro será utilizado pelos artistas para a confecção dos tururis. Segundo o secretário municipal de Governo, Marcus Barros, a mudança foi solicitada pelos próprios artistas, que assumiram a responsabilidade pela fabricação dos tururis. Até o ano passado, a fabricação dos tururis era feita pela própria prefeitura.