Ensaio do Boi’ chega hoje ao bairro Cidade de Deus
27/09/2008, Diário do Amazonas
O ‘Ensaio do Boi’, como preparativo para os três dias de festa de aniversário da cidade, chega hoje ao bairro Cidade de Deus, zona Leste de Manaus. O evento, segundo a prefeitura, é uma forma de tornar itinerante os preparativos para o Boi Manaus, nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Sambódromo.
A previsão da prefeitura é a participação de 3 mil pessoas nos bairros por onde vai passar a partir deste fim de semana a Caravana do Boi. A inauguração foi ontem no bairro Cidade Nova, zona Norte.
Ao todo serão seis noites de festa em todas as zonas da capital, nos bairros Cidade Nova, Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Redenção, Santa Luzia e Compensa. O ‘Ensaio do Boi’ acontece nos fins de semana entre os dias 26 de setembro e 11 de outubro.
Além do ensaio itinerante, a movimentação do fim de semana inclui as apresentações na Feirinha do Tururi, que funciona todas as noites no estacionamento do estádio Vivaldo Lima, na avenida Constantino Nery, Chapada, zona Centro-Sul.
Na Feirinha, os simpatizantes aprendem, ainda, a coreografia ao lado das tribos de Caprichoso, Garantido, Corre-Campo, Garanhão e Brilhante, sempre acompanhados pela levantadores de toadas.
A estimativa da prefeitura é de que pelo menos 700 mil pessoas passem pelo Sambódromo nos três dias de festa do Boi Manaus, que este ano tem o tema ‘Iara - Mãe D’água‘. A média de público no ano passado foi de 200 mil pessoas por noite. As pessoas que não quiserem comprar o tururi, poderão acompanhar os trios elétricos das arquibancadas, que têm capacidade para 40 mil pessoas, cada uma.
No ano passado, cerca de 600 mil pessoas compareceram ao Sambódromo para brincar o Boi Manaus. Cada cantor possui a sua ’tribo‘ (simpatizantes) e o tururi, espécie de abadá que é a vestimenta oficial do Boi Manaus, identificando a preferência dos brincantes.
Neste ano, a festa terá a duração de 31 dias consecutivos, o que faz do Boi Manaus, segundo a prefeitura, o maior evento popular do País em duração com um público estimado em um milhão de brincantes, assegurando posição de destaque no calendário turístico do Amazonas.