Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Resumo da ópera

27/12/2008, Em Tempo

O 43º Festival de Parintins finalmente pode ser conferido em DVD. A rede Bandeirantes de Televisão lançou no último dia 19 – em caráter especial somente para Manaus – os DVDs de Garantido e Caprichoso 2008 (isso mesmo, são dois produtos separados). Ao assistir, os amantes da arte do boi-bumbá parintinense vão ter algumas surpresas. A primeira foi essa divisão. As outras saltam aos olhos ou são sutis ao ponto de quase não serem notadas.

Mais jornalístico do que propriamente artístico, o DVD segue a filosofia de trabalho traçada pela Band, que é divulgar a festa nacional e internacionalmente. Por isso, os produtos apresentam, além das imagens de exibição na arena, reportagens retratando a Amazônia, o município de Parintins, os bois e as peculiaridades que envolvem os povos da floresta.

Esqueça, portanto, a fase em que tudo se dividia nos três dias de arena e na exclusividade das imagens da disputa. Definitivamente, o produto da Band foi feito para quem não conhece a festa. Por isso, o tom de reportagem permeia os bônus. Neles são mostrados os projetos sociais de Garantido e Caprichoso, o processo de criação e construção das alegorias, a vida nas comunidades ribeirinhas próximas a Parintins, um pouco da culinária regional e os costumes de quem habita a maior reserva biológica do planeta.

A própria embalagem dos DVDs não menciona o número de festivais disputados, traz apenas o nome Garantido ou Caprichoso, o selo da Band e o slogan "Parintins – A Amazônia é do Brasil". "Tudo é altamente explicativo, até porque devo adiantar que o produto foi feito para aqueles que não conhecem a manifestação", declarou o diretor-geral da divisão de entretenimento do grupo Bandeirantes, Carlos Mamoni Junior.

No compasso da experiência

Mais do que seguir os compassos da toada, o DVD mostra uma equipe experiente de profissionais de televisão aprendendo com a festa. Quem assistiu às apresentações do vermelho e do azul ao vivo percebe que o DVD não explora a quantidade de belas imagens produzidas no palco de exibição. Talvez por não estarem acostumados com o estilo operístico, e não carnavalesco (como muitos insistem em comparar), as lentes das câmeras não captaram todo o esplendor de tribos, alegorias, itens individuais, ritmistas e momentos mágicos que surpreendem até quem se acostumou à criatividade dos ilhéus. De fato, o produto é um mix de imagens do que a produção considerou de melhor na arena. É um "resumo da ópera", literalmente.

Mas, isso não deprecia o material. Pelo contrário, torna-o didático para os milhares de consumidores do Brasil que assistiram à transmissão e podem se interessar pelo produto amazonense. Até porque, a imagem do DVD é impecável, o som das toadas limpo e perfeitamente audível. Aliás, segundo Carlos Mamoni, a idéia é fazer com que o ritmo seja o principal componente de atração para a cultura do boi. "É um produto onde priorizamos a qualidade sonora, para o consumidor entender e se ambientar no clima da festa", destacou.

Além das imagens, o produto que chegará às prateleiras nacionais também traz um dicionário de expressões empregadas na cultura do boi-bumbá de Parintins – e isso é necessário, já que não se pode exigir que um sulista compreenda, na íntegra, o que significa a expressão "cunhã-poranga". Afinal, estamos em um país que pouco se conhece. Perceber isso é o maior mérito do DVD.

Uma nova fase a caminho

Mas, se a transmissão nacional está aprendendo com o festival amazônico, não demorará muito para que os bois também tenham que se adequar à realidade da televisão. Isso é perceptível ao assistir o DVD. O Caprichoso esteticamente se sai melhor porque ofereceu aos cinegrafistas melhor organização de arena no que tange as tribos e as coreografias. Nesse item, o Garantido está sofrível. Mas, se por um lado o azul é mais compacto, por outro o Garantido passa emoção nas inúmeras tomadas de sua galera nas arquibancadas, na força das toadas e na bela voz de David Assayag. No entanto, ambos terão que aprimorar a exibição de arena para que cada vez mais os brasileiros entendam a beleza exótica de um dos maiores espetáculos do mundo.

Adquira agora