Parintins (
AM)- Para comemorar a chegada de 2009 e a posse do prefeito Bi Garcia (
PSDB), reeleito para mais quatro anos de mandato, Parintins terá festa em dose dupla. A Praça Digital, onde no passado se ergueu o primeiro aldeamento da cidade e o porto de lenha, em frente ao Rio Amazonas, é o local escolhido para receber 2009, sob as bênçãos do Cristo Redentor. O prefeito Bi Garcia confirmou para o réveillon a Banda Bandana, da Bahia, que promete elevar a adrenalina do parintinense. O evento também terá como atrações DJ Bakaba, Júnior e Israel Paulain e Forró Pizada.
Toda a estrutura para o evento já está montada. A Prefeitura quer um réveillon repetindo o sucesso dos anos anteriores. A empresa Lanza Shows Fogos, que executa shows pirotécnicos em várias capitais do País, inclusive em Copacabana, no Rio de Janeiro estará com uma balsa a cerca de 200 metros da orla. Serão aproximadamente 15 minutos de show pirotécnico. No dia 1 de Janeiro, a programação terá um tom solene a partir de 18h com a posse do prefeito Bi Garcia e do Vice-Prefeito Messias Cursino. É a primeira vez que um prefeito de Parintins reeleito pelo voto direto será empossado em praça pública, numa festa singular e de caráter popular. "
Nós ganhamos a confiança do povo de Parintins para comandar o município por mais quatro anos. Nada mais justo do que comemorar esse momento junto com o povo", disse Garcia que também será o primeiro a receber a faixa de prefeito eleito. Para solenidade já está confirmada a presença do senador tucano Arthur Virgílio Neto, além de outros políticos que deverão confirmar participação.
Após a sessão solene, a Praça ganhará o tom festivo com David Assayag, Júnior e Banda de Manaus e Banda Animal.
EstruturaPara os dois dias de festa uma superestrutura está sendo montada nos pontos de referência do Reveillon, as Praças Cristo Redentor, Eduardo Ribeiro, Bar Comunas e Bar Chapão com praça de alimentação com venda de alimentos e bebidas, camarote e área para receber autoridades e convidados. Estão definidas as estratégias de segurança, iluminação, organização e limpeza, além da instalação de banheiros químicos em toda a orla. Os órgãos envolvidos na organização, estrutura, segurança, saúde, fiscalização, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos vão garantir a tranqüilidade do evento.
A Polícia Militar vai destinar um efetivo de 60 homens e terá apoio de 32 agentes de segurança e 45 guardas municipais. A Secretaria de Saúde terá duas ambulâncias com médicos, enfermeiros e auxiliares. Os dois hospitais terão cada um dois médicos de plantão. O Corpo de Bombeiros ficará a postos com o efetivo para acompanhar principalmente a balsa onde ocorrerá a queima de fogos. Nenhuma embarcação ficará na área de segurança delimitada pela Marinha, que estará com suporte de lanchas para qualquer eventualidade. Na reunião com os órgãos de segurança, o prefeito Bi Garcia pediu empenho de todos para evitar acidentes nas estradas, excesso de bebida alcoólica, violência nas áreas periféricas. A Prefeitura está investindo para que os moradores da Ilha Tupinambarana possam ter uma festa à altura de receber 2009.