Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Assinada Ordem de Serviço do CEFET em Parintins

12/01/2009, Peta Cid, direto de Parintins

Parintins (AM) – Parintins é a segunda cidade do interior do Amazonas a ganhar uma unidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IEF, antigo CEFET. Ontem, o diretor geral do Instituto no Amazonas, João Dias, assinou a ordem de serviço para o início da obra avaliada em R$ 3,4 milhões. A Prefeitura de Parintins desapropriou uma área no valor de R$ 120 mil e doou ao governo federal para a instalação do Instituto.

No ato da assinatura, realizado no Centro do Idoso Pastor Lessa, João Dias apresentou o projeto do IEF que vai direcionar ações para os setores agrícola, industrial e comercial com cursos de Turismo, Serviços, Agroecologia, Agropecuária e Agroindústria. Ele assegura que o Instituto nasceu com o status de Universidade e com a preocupação de atender a todas as camadas sociais. Obrigatoriamente, o Campus deve destinar 50% do orçamento e das vagas para o ensino técnico profissional e o restante para nível superior e cursos de licenciatura para formação de professores com a meta de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Dias enfatizou que a implantação do Instituto foi possível graças ao apoio da prefeitura em buscar a parceria do governo federal. “Nós vamos estreitar parcerias, a prefeitura tem sua contrapartida, não poderemos fazer nada isoladamente, e isso foi fundamental para contemplar Parintins com uma unidade federal”, frisou.



Com a instalação do Instituto, o prefeito de Parintins Bi Garcia não tem dúvida que Parintins será o maior pólo universitário do Baixo Amazonas com mão-de-obra qualificada e geração de emprego e renda. Até 2012 serão gerados mais de 200 postos de trabalho. Garcia agradeceu o investimento do Governo Federal, por meio do presidente Lula e do ministro da Educação Fernando Haddad que se tornará realidade quando a primeira etapa da obra deve ser concluída.

A empresa MM Engenharia ganhou a licitação para a construção da obra que ficará pronta em 180 dias. A mão-de-obra local será local atendendo ao pedido do prefeito Bi Garcia. O diretor da empresa Marcus Oliveira informou que serão abertas mais de cem vagas na construção civil. Na primeira etapa das edificações, o Instituto será dotado de bloco administrativo, 10 salas de aula, 12 laboratórios e futuramente um complexo esportivo.



Logo após a solenidade, João Dias e Bi Garcia visitaram a área de 3.956,33 metros quadrados onde será edificado o primeiro prédio, na Estrada Odovaldo Novo. Dias disse que a meta até 2.011 é atender 1.200 alunos nos três turnos. Ele anunciou que o primeiro concurso público oferecerá 20 vagas para professores e 16 técnicos administrativos. Até 2.012 o quadro completo será de 60 professores e 50 técnicos administrativos.

Além de Parintins também serão contemplados com o Instituto os municípios de Presidente Figueiredo, Maués, Tefé e Lábrea.