Jonas SantosDa equipe de A CRITICAPARINTINS (AM) – O artista plástico do boi Caprichoso, Jair Mendes, 67, foi internado na madrugada de ontem no Hospital Regional Jofre Cohem, em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), vítima de derrame cerebral. Devido ao seu estado grave, o paciente foi transferido na tarde desta quarta-feira, em avião do Governo do Estado, para Manaus.
Uma equipe médica do hospital acompanhou a remoção do artista. Mendes foi um dos principais responsáveis pelo bicampeonato do Caprichoso no Festival Folclórico de 2008.
Jair sentiu-se mal em casa. De acordo com boletim médico, ele deu entrada no hospital às 3h. O artista reclamava de fortes dores na cabeça. Mais tarde, sua pressão elevou-se e o estado clínico apontou Acidente Vascular Cerebral (AVC), de nível isquêmico, considerado pelos médicos menos grave.
A equipe médica, que atendeu Mendes, decidiu encaminhá-lo ao Hospital Francisca Mendes, em Manaus. “
Ele vai precisar de um suporte clínico que aqui não temos, no caso uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)”, afirmou o médico Luisvaldo Rodrigues.
O artista viajou por volta das 16h. “
O estado dele é crítico, mas estamos confiantes”, disse a professora Ana Mendes, esposa do artista. Mendes estava inconsciente. Ontem, durante todo o dia, artistas e diretores do Caprichoso estiveram no hospital para prestar apoio à família. O presidente do Caprichoso, Carmona Filho, informou que a Associação Folclórica está dando toda a assistência no tratamento “
do gênio do festival”.
Jair Mendes participou na segunda-feira das atividades do Caprichoso no galpão. Foi o primeiro dia de trabalho. Ele transferiu-se para o boi azul e branco no ano passado, com filho Teco, do Garantido, e lá reencontrou o primogênito Jairzinho.