O padre Rui Canto celebrou missa de abertura dos trabalhos do Garantido em 2009, no curral Lindolfo Monteverde, nesta sexta-feira. No evento foram lembrados os brincantes Zé Foguete e Porrotó, falecidos ano passado. Foi feita ainda uma oração pela saúde do artista Jair Mendes, internado em Manaus desde quarta-feira, após um AVC.
A forte chuva que castigou Parintins no momento da celebração, não impediu que brincantes, sócios, torcedores e artistas de ponta do Garantido fossem pedir bênçãos a São José. "
A chuva é graça de Deus. Assim essa abundância tem o poder de purificar e nos libertar dos males", destacou Padre Rui.
Para o presidente do Vermelho e Branco, Vicente Nunes de Matos, a baixa, mais uma vez, manteve a tradição. Sobre o início dos trabalhos Matos disse que, inicialmente, apenas os artistas de ponta e alguns auxiliares estão sendo contratados. "
Eles vão tomar conhecimento do projeto e fazer as maquetes das alegorias. Até o final do mês o contingente estará completo com 190 pessoas. No momento estamos cumprindo uma exigência do Ministério do Trabalho e finalizando adequações no galpão", esclareceu Vicente.
Segundo ele, o projeto do Vermelho e Branco, cujo tema para 2009 é "
Emoção", custará quatro milhões e seiscentos mil reais.
O dirigente lamentou que a Cola-Cola, patrocinadora multinacional, e a Rede Bandeirantes, detentora dos direitos de transmissão do festival, tenham fatiado em quatro vezes o repasse dos recursos aos bumbás. "
Isso é reflexo da crise. Tem uma grande quantidade de matéria prima para comprar e temos que colocar o pé no acelerador", disse.
Duas novas apostas Após a missa de abertura dos trabalhos, Vicente Matos apresentou à imprensa, José Trindade e Vivaldo Soares Feijó Junior como novos artistas de ponta do Garantido.
Trindade tem 33 anos e há quatro anos defende o boi da baixa de São José. Ele passou pelo Caprichoso, pelo Carnaval do Rio de Janeiro, na Caprichosos de Pilares e Grande Rio. Há seis anos o artista é carnavalesco da escola "
Grande Família" de Manaus, onde conquistou quatro títulos.
Vivaldo Feijó, o Junhão, tem 31 anos, ingressou em 1993 no Garantido numa equipe de Jair Mendes. Em 2000 esteve na escola de Samba Portela, em seguida na Viradouro, Grande Rio e Salgueiro. Neste ano defendeu a escola Unidos do Tucuruvi de São Paulo.
Segundo Telo Pinto, Coordenador da Comissão de Artes do Garantido, a elevação de Trindade e Junhão como artistas de ponta é uma oportunidade que se abre naturalmente no processo artístico do boi, como aconteceu anteriormente com os artistas Marialvo Brandão, Joinha e Teco Mendes, que eram auxiliares e foram promovidos.
Além de Trindade e Junhão formam o quadro de ponta do Garantido, em 2009, os artistas Amarildo Teixeira, Junior de Souza, Vandir Santos, Marialvo Brandão, Ito Teixeira, Jonathas Marinho (
Joinha), Antonio Cansação e Zilckson Reis.