O primeiro ensaio técnico da batucada do Garantido acabou se transformando numa grande festa no curral Lindolfo Monte Verde. Centenas de torcedores lotaram as dependências da cidade Garantido na apresentacao oficial de Alessandro Cabral como novo coordenador musical dos batuqueiros da baixa. Alessandro foi apresentado pelo peara Clemilton Pinto. Destaque para o entrosamento entre os dois.
Alessandro disse que ficou um pouco nervoso, mas muito honrado em comandar a batucada nota dez. Segundo ele o calor humano dos torcedores e o apoio dos batuqueiros espantaram o nervosismo. "
Posso dizer que estou à frente dos melhores ritmistas de Parintins. Com muita humildade, me sinto feliz nesse cargo que tanto almejei ".
Alessandro comentou ainda que a batucada do Garantido não é comandada apenas por uma pessoa, a batucada se tornou uma família. Essa família é consistente. "
Nossa base rítmica é forte. É muito difícil quebrar essa base por que temos os melhores percursionistas", analisou.
No caminho da vitóriaPara Clemilton Pinto a renovação introduzida com Alessandro Cabral na harmonia, manterá a batucada no topo e sempre campeã. "
O sucesso da batucada não está no talento do Clemilton, ou no peara Alessandro. A força e o talento da batucada estão nos batuqueiros, na tradição que vem de um negro maranhense, e que até hoje perdura em Parintins na tradição da batida do Garantido e tradição das composições", analisou.
Segundo Clemilton de nada adianta uma grande equipe de percursionistas, se não tiver boas toadas e a simplicidade do batuqueiro da baixa. Para ele, o Garantido está no caminho da vitória.
"
É um sincronismo entre a música, o canto, e o ritmo que é nato dos batuqueiros do Garantido e isso não podem comprar. Tem coisas que se compram, mas há outras coisas que existe apenas na baixa de São José. Vão os anéis, mas ficam os dedos e principalmente os ritmistas", finalizou Peara.
A cadência diferenciadaQuem foi ontem ao Curral Lindolfo Monteverde sentiu de longe o rufar da batucada do Garantido. Ansiosos os batuqueiros fizeram estrondar os tambores do boi do povão, mostrando a cadência que faz o diferencial da batucada do Garantido no festival de Parintins, com os surdos, rocar, repiques, palminhas e caixinhas.
A banda Garantido Show com os cantores Gilson Matos, Rafael Junior, Alexandre e os músicos Jonhy no teclado, Clevinho no Charango, Aldeir Oliveira no violão, Fredinho no contrabaixo e Beneth no teclado, ajudaram na execução das toadas do vermelho. Uma novidade foi a nova sonorização do curral Lindolfo Monte Vede pela empresa "
Terra Som, Luz e Companhia".
A construção, montagem, toques e opiniões de cada movimento dos batuqueiros, também foi observado pelo presidente da Comissão de Artes Telo Pinto e por Fred Góes diretor musical, presentes no ensaio.
Em 2009 os batuqueiros prometem mais "
Emoção", sob a coordenação na parte musical de Alessandro Cabral, coordenador administrativo Francisco Belém, o Chico da Madá e o coordenador geral Rony Machado, com supervisão da Comissão de Artes. Em Manaus Clemilton Pinto, o Peará, dará o tom na coordenação.
O músico e percursionista Chico da Madá diz que o povo de alma vermelha pode aguarda nova vitória dentro da arena. "
Nosso item é a parte que pulsa mais forte no boi. Traz emoção, é mais cadenciado. É uma batucada viva, com um ritmo que não cai e não perde a força. Está sempre em sintonia com a apresentação do boi na arena do bumbódromo", comentou Madá.
Em Parintins serão selecionados 290 batuqueiros, divididos nas alas de surdos, palminhas, caixinhas, repique e rocar. De Manaus virão mais 60 componentes, totalizando 350 instrumentistas que estarão nas três noites de apresentação na arena do bumbódromo. Os batuqueiros encarnados participarão da audição do Cd Garantido 2009, na próxima sexta-feira as 19:30h no curral Lindolfo Monteverde.
Texto e fotos: Hudson Lima