Mais de 20 mil pessoas vibraram num dos momentos mais tradicionais do Boi Garantido, no lançamento do CD "
Emoção" e Alvorada Vermelha, executada na noite de quinta feira no curral Lindolfo Monte Verde e madruga de sexta nas ruas de Parintins.
A festa do CD "
Emoção" marcou o reencontro do Grupo Ajuri, que completa 25 anos de estrada, com a Galera Vermelha. O coreógrafo Marcos Boi integrante do Ajuri mostrou os passos da toada "
Baiás do Círculo Sagrado" da autoria dele.
Os jovens do grupo Alma Tribal fechou o pré-show. Depois o apresentador Israel Paulain e o levantador de toadas David Assayag surgiram no palco e comandaram o evento.
A ex-Big Brother Milena Fagundes ao lado da ex-Porta Estandarte Mirra de Matos receberam das mãos de Israel uma placa mostrando o carinho e respeito pelo trabalho desenvolvido por elas para manter o Garantido na vanguarda do festival. Bastante emocionada Mirrana de Matos, sai da cena bovina abrindo espaço para a Jovem Raissa Barrros.
Na boca da Galera O evento mostrou as novas composições do Garantido, no entanto as toadas pareciam velhas conhecidas dos loucos torcedores.
Davi empolgou-se com um coral de mais de dez mil pessoas. As toadas 'Sou Garantido' de Murilo Maia, 'Mar de Emoção' da dupla Naferson Cruz e Rozinaldo Carneiro, 'Emoção Garantido' de Paulinho Du Sagrado, Davi Assayag e Ruth Valente, 'Cor da Criação' de Inaldo, Gaspar Medeiros e Julio César, 'Identidade Encarnada' de Alder Oliveira e Otávio Fragata e 'Brinquedo de Emoção' de Marcio e Pedro Azevedo já estão na boca da galera.
A sinhazinha Ana Paula Ianuzzi também estreou sua nova música "Menina Apaixonada" de Rossy Carmo, há sete anos o Garantido não lançava composição para este item.
A performance de Taiane Barros, André Nascimento, Tony Medeiros estava em sintonia com a Companhia de Dança Garantido com 90 jovens na parte cênica e o Comanda Galera que usou cerca de 10 mil adereços.
Das diversas surpresas da festa, um dos brincantes chamou a atenção da galera quando surgiu no palco com um Coroatá, imitando um boi de verdade, gesto visionário do fundador do Boi, Lindolfo Monte Verde. O tripa Piçanã rodopiou no palco, impulsionado pelos tambores da Batucada nota dez.
Nem a chuva tirou o brilho e a empolgação dos torcedores. Logo, de cara, a ornamentação dentre da temática "Emoção" dava o tom de como será a conquista do título. O palco que foi ampliado recebeu um trabalho fotográfico com as imagens de todos os itens oficiais. Corações vermelhos e brancos ajudavam a decorar os camarotes. "Saímos na frente, ano que vem esse mesmo estilo poderá está no palco contrário, porque tudo que o Garantido faz eles copiam" comentou Coordenador da Comissão de Artes Telo Pinto.
Num tempo do Menino A primeira sexta-feira de maio já tinha chegado, quando a movimentação do curral, transformou-se em romaria pelas ruas de Parintins. Mesmo debaixo de chuva a nação perrexé anunciou boi na cidade.
O "
Belezão" um imenso boi de pano guiou a Alvorada. Em cima do trio elétrico Tony Medeiros, Israel Paulain e Davi Assayag puxaram mais de 100 toadas até a Catedral. Uma salva de fogos saudou a passagem do Garantido pela praça de São Benedito. O Boi do Povão do recebeu as bênçãos da madrinha Ângela Faria, mãe do eterno apresentador Paulinho.
Como previsto pela organização antes de 5:20 da manhã o povo de alma vermelha estava na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo. "
Boi do Carmo" rendeu graça à padroeira da diocese, num claro pedido de proteção a caminhada rumo a vitória no Festival. "
Esse momento no presente mostra que o Garantido não deturpou o nosso festival, revivemos as nossas origens", destacou o compositor Fred Góes.
Parintins agitada A movimentação, em Parintins, durante o dia, foi intensa. Toda a cidade se vestiu de vermelho para ir ao baile e a Alvorada. A Cidade Garantido e as áreas próximas ficaram pequenas com o grande público. Os comerciantes festejaram a venda de peças vermelhas.
Para o presidente Vicente Matos a força, a energia da galera, o mar vermelho são sempre gratificante. "
O Garantido é isso aí, esse espaço democrático que recebe a todos. Que todos se divirtam e levem daqui à impressão de que o nosso Boi viverá à base da emoção, do esforço e da garra desse povo fantástico", comenta.
Matos acrescenta que o festival começa oficialmente com a grande festa. "
Que todas essas manifestações sirvam de confraternização entre amigos e irmãos", pondera. O evento atraiu pessoas de todas as partes do País, como da delegada da Polícia Civil Leina Souza que vem a Parintins há 25 anos, desde que conheceu a festa. "
Este ano está surpreendente. Agente nota que todo mundo que não está de vermelho é do contrário, porque até eles vieram pra festa. É a melhor, sempre foi, é a mais esperada e faz com que as pessoas se desloquem de outros Estados", destaca.
Na nação vermelha e branca já aguarda com expectativa a saída no dia dos namorados e na noite de 24 de junho.
Fotos: Paulo Sicsu. Texto: Neudson Correa Hudson Lima