O Garantido mostrou arte, poesia, coreografia, sedução e emoção nos quatro dias que tingiu parintins de vermelho. O apresentador Israel Paulain encerrou próximo da meia noite de segunda-feira 04, a programação de quatro dias do espetáculo organizada pela Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido.
Artistas, sócios, itens individuais e coletivos, diretoria, torcedores, funcionários e milhares de simpatizantes do Boi do Povão se envolveram no lançamento do Cd, passando pela Alvorada Vermelha, Primeiro Ensaio Técnico e apresentação dos novos membros da Companhia de Dança Garantido Show, Comando Galera e Batuqueiros.
Nos quatro dias o Garantido tingiu Parintins de vermelho, o curral Lindolfo Monte Verde tornou-se um mar de emoção. Tony Medeiros, Tatiane Barros, André Nascimento, Davi Assayag, Ana Paula Ianuzzi, o tripa Piçanã e a estreante Raissa Barros mais uma vez levaram o público ao delírio ao som dos tambores dos batuqueiros da baixa, que neste ano tem o competente Alessandro Cabral como coordenador de harmonia.
Nos quatro dias, o parintinense, transmitiu o sentimento de paixão que somente o Boi do Povão proporciona. “
Sou valente, sou dito popular, que o contrário respeita o ano inteiro, Garantido é o Rei deste lugar” refrão da toada Garantido Rei do compositor Gonzaga Blantes está na voz do torcedor encarnado.
A coreografia da toada “
Baiás do Círculo Sagrado” de Marcos Boi e Enéas Dias é a mais dançada nos quatro cantos de Parintins. A organização cenografia de palco montado para os eventos e o conjunto folclórico das indumentárias dos dançarinos do Garantido Show mostrou porque o Boi do Povão seduz a cada momento mais adeptos para o vermelho.
No tapetão não O presidente Vicente Matos agradeceu os milhares de torcedores que prestigiaram a maratona de quatro dias ininterruptos e reafirmou que novamente o Garantido vai conquistar a vitória do festival com uma apresentação impecável na arena do bumbódromo e não no tapetão.
“
Não iremos deixar que a maior festa do mundo seja ganha apenas fora da arena. Artisticamente há dez anos o Garantido vem apresentado espetáculo. Está semana foi o pontapé de mais um campeonato”, comentou.
O canário Davi Assayag com uma voz forte que é a força que se canta com emoção, como definiu o compositor Tadeu Garcia, foi muito festejado pela nação Garantido. Assayag ao lado de Paulinho Dú Sagrado produziu o CD “
Emoção” lançado na quinta-feira.
O coordenador da Comissão de Artes Telo Pinto agradeceu ao humilde torcedor e sócio do Garantido que não arredou o pé do maior evento realizado em Parintins na ultima década. “
O que houve foi à verdadeira saída de rua e somente pôde ser executada porque temos um torcedor vencedor que sabe que tem origens”.
Na analise de Fred Góes nos quatros dias, Parintins viveu a fantasia de brincar com responsabilidade, humildade, mostrando o espírito guerreiro que sempre marca a povo de alma vermelha e encanta todas as cores do festival.
Para Fred o povo da baixa reviveu o sonho de Lindolfo Monte Verde que ainda adolescente criou o maior símbolo do festival amazônico e a oitava maravilha do mundo. “
A imaginação da tecnologia do povo esteve presente nos quatro dias que o Garantido proporcionou a Parintins. Ainda iremos acender a fogueira e dançar com os namorados, mostrando a origem que deu o gás a essa festa”, comentou Góes.
O compositor e coordenador de ventos Flavio Farias anunciou que o Garantido prepara mais dois espetáculos de rua, com data para 12 de junho dia dos namorados e 24 de junho na noite de São João.
“Assumimos para mudar a concepção dos eventos do bumbá e conseguimos essa sintonia com a galera. Muitas surpresas vêm por ai, podem esperar” disse Farias.
Nesta semana começa o trabalho dos artistas de tribos e capacetes, que terão encontro junto à comissão de artes e receberão os desenhos e os transformarão em realidade para a arena do bumbódromo.
Texto: Hudson LimaFotos: Wanderley Souza