Emoção pela superação! Assim é encarada a saída inédita e forçada da estrutura do boi do Povão, em consequência do aumento do nível do rio Amazonas, que atingiu parte da cidade Garantido.
O relógio marcava quinze minutos de quinta-feira, quando o primeiro módulo alegórico do Vermelho e Branco chegou à concentração do Bumbódromo. Em comboio os módulos são transferidos pelos bravos guerreiros de Galpão, que através de disciplina, superação, união e determinação ficaram até cinco da manhã na atividade. O serviço, acompanhado pela Polícia Militar e Agentes do Ministério do Trabalho Regional, envolve 200 pessoas.
Serão transladados mais de quinhentas toneladas de ferro. Para os artistas Junior de Souza e Marialva Brandão o momento é mais um desafio no caminho do povo perreché. "
Aqui é mais um prova que o povo da baixa sabe realizar espetáculos mesmo nas adversidades" disse Junior.
A cada metro percorrido a partir da saída da Cidade Garantido, parecia um gol marcado numa final de campeonato. São mais de dois quilômetros e meio de estrada e ruas, até a concentração do Bumbódromo. Segundo o artista Ito Teixeira, o Garantido além de uma enorme margem de criação e inovação artística, também tem a tradição de superar dificuldades. "
Temos um verdadeiro batalhão de vencedores que são esses rapazes e moças do Galpão, sem eles não teríamos como sair daqui".
Para Zilkson Reis a união mostrada desde quarta-feira fortalece o povo da baixa. "
A própria roupagem e detalhes feitos no projeto de arena da Comissão de Artes facilita essa remoção. Aqui estamos uma harmonia de um colaborar com o outro sem distinção" comentou.
"
Brincar boi também tem disso. Encarar todas as adversidades e dificuldades, para fazer um espetáculo que possa representar a grandiosidade do povo de Parintins", disse Fred Góes. Para ele o esforço de parte desse povo com criatividade, força de vontade para conduzir um trabalho de remoção das alegorias têm uma reserva de emoção muito grande, comentou Fred Góes.
O coordenador da Comissão de Artes Telo Pinto disse que a partir de hoje a sede da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido funcionará no Bumbódromo. A produção de alegorias, tribos e capacetes serão feitos entre a rua Paraíba, praça dos bois lado vermelho, ginásio de esporte Elias Assayag e Escola Tomaszinho Meirelles.
O presidente Vicente Matos realizou mais de três audiências na Secretária de Cultura do Estado em Manaus onde apresentou o orçamento que será utilizado na infraestrutura da nova área. Segundo Matos o governador Eduardo Braga PMDB, mostrou-se sensibilizado em mais uma vez colaborar com o Garantido. "
Não existe qualquer possibilidade e nunca foi levantado qualquer hipotese de nenhum agremiação de adiar o festival de Parintins", disse o dirigente vermelho.
Nesta sexta-feira desembarca em Parintins a Rainha do Folclore do Boi Bumbá Garantido Patrícia de Góes. A morena casada com o jovem Ricardo Yamaguchi estava há dez meses morando no Japão. A cada ano Patrícia de Góes inova com coreografias na arena do bumbódromo. Com a rainha do folclore, o Pajé André Nascimento e a cunhã Poranga Tatiane Barros também chegam na Ilha. O presidente Vicente Matos recebeu Patrícia em Manaus e deus boas-vindas a mais uma item individual do vermelho e branco.
Texto: Hudson LimaFotos: Wanderley Souza e Hudson Lima