Parintins – Em coletiva nesta manhã em Parintins o prefeito Bi Garcia, o Presidente do Caprichoso Carmona Oliveira, Presidente da Comissão de Arte do Garantido Telo Pinto, o Bispo Dom Giuliano Frigenni e a Câmara Municipal confirmaram a realização do Festival 2009.
Autoridades definiram a realização da festa
Eles descartaram a mudança de data como vinha sendo veiculado na imprensa em razão da enchente. “
É um problema que estamos superando, os bois, e toda a sociedade está mobilizada na ajuda as famílias com cestas básicas, madeira e outras necessidades”, declarou.
O prefeito disse que esta assegurada a realização do Festival para os dias 26, 27, e 28 e a enchente não será problema. Durante coletiva Bi Garcia nomeou a Comissão Organizadora do 44º Festival coordenada pelo vice-prefeito Messias Cursino que a partir de agora passa a direcionar as atividades com a formação de comissões.
O Presidente da Comissão de Arte do Garantido Telo Pinto reafirmou o compromisso do boi vermelho com a realização da festa em 2009. “
O Garantido passa por problema difícil com a enchente, mas estamos buscando meios de superar, estamos com boi na concentração e hoje começam os trabalhos de tribos. O Garantido também está solidário as famílias que vivem o drama da enchente”, ressaltou.
O presidente do Caprichoso Carmona Oliveira declarou que o Touro Negro sempre teve o entendimento de que o Festival precisa acontecer na data definida. “
Nessa hora precisamos mostrar a força e a importância do Festival, vamos enfrentar todas as adversidades e disputar apenas na arena”, completou. O presidente disse ainda que o Caprichoso também constrói alegorias nas ruas. “
Temos 19 galpões alugados para a confecção de tribos, fazemos alegorias na rua, todo ano temos esse problema, mas nunca nos impediu de fazer a festa. Vamos para arena disputar com três grandes noites”, finalizou.
Infra-estrutura Parintins começa a ser preparada para receber os visitantes, foi o que afirmou o prefeito Bi Garcia anunciando que a partir de hoje será colocado em prática o Plano Emergencial de infra-estrutura de reforma, recuperação e melhoramentos de vias públicas, pontos turísticos da cidade e uma mega operação tapa buraco.
Prefeito Bi Garcia, Carmona, Telo Pinto
Entre as obras em destaque estão o Aeroporto Júlio Belém, Balneário Cantagalo, Ponte Amazonino Mendes, Cidade da Criança, Praça Suzana, porto entre outras. Os investimentos para a festa virão do Governo do Estado, Governo Federal e recursos próprios da Prefeitura. Garcia apresentou proposta de transformar a Praça dos Bois em local definitivo para a construção de alegorias para os bumbas que todos os anos sofrem com a falta de estrutura.
“
Temos um estudo de viabilidade para a construção de galpões para os próximos festivais”, disse. O prefeito informou que está assegurado R$ 1,5 milhão para o evento no Ministério do Turismo destinado para a infra-esturura da cidade e os bumbas. “
A Prefeitura começa organizar a cidade com a conclusão do aterro da Ponte Amazonino Mendes, que dá passagem para o centro, vamos fazer obra definitiva para evitar alagação na cabeceira da ponte e assim esperamos terá a melhor festa de todos os tempos”, encerrou.
Fotos: Hamilton Bahia