Na frente das casas a vendinha do mingau, a quermesse, um dedo de prosa para contar a história do Boi Caprichoso fundado em 20 de outubro de 1913 na Rua Sá Peixoto. Foi assim o lançamento do projeto “
Oh! Que delícia de Rua” do Departamento Cultural do Caprichoso que envolve as Ruas Sá Peixoto e Cordovil voltado para a tradição contada através de fatos concretos criando reafirmando a verdadeira identidade do Caprichoso.
Durante o evento a moradora Clotilde Valente da Rua Sá Peixoto apresentou a pesquisa feita com os antigos moradores que relataram detalhes do nascimento do boi há 96 anos. No resultado a confirmação de que os Irmãos Cid são os verdadeiros fundadores do boi criado por pescadores, lavadeiras, domésticas, carpinteiros benzedeiras, catraieiros, gente humilde lembrada pelo Memorial Caprichoso.
“
O Boi Caprichoso é um boi de tradição e criado por pessoas humildes por isso a Sá Peixoto é o berço da tradição, o palco da primeira aparição do boi”, declara. Além de contar a história os moradores reviveram momentos históricos expostos em um mural com momentos fotos e história dos moradores entre eles Ednelza Cid, artesã e costureira dedicada responsável pela criação de fantasias de um modo partícula da Sinhazinha da Fazenda Karina Cid. Mas a Rua não é feita apenas de boi também se identifica com a quadrilha as Fofinhas, com o Boi Garrote, o Ritual do Zungo Visagens, causos e contos que foram revividos.
A Coordenadora do Departamento do Caprichoso Odinéa Andrade considerou o sucesso do projeto que contou com o grupo de chorinho, Azul e Branco, moradores tradicionais, o Presidente Carmona e a estrela maior o boi Caprichoso que evoluiu para os moradores. “
É a história contada pelo povo que comprova o que sempre defendi sobre a criação do Caprichoso, mais importante é que houve o entendimento do Presidente Carmona que entendeu que a essência é a história cultural dessa festa”, declarou.
O Presidente do Boi teceu elogios à iniciativa da pesquisadora Odinéa Andrade que busca na história retratar com os concretos que evidenciam o nascimento do boi. Ele anunciou que ainda este ano a Rua via ganhar o Memorial Caprichoso com a construção de um monumento do Touro Negro que será mais um ponto turístico de Parintins. “
Torna-nos orgulhoso conhecer os fatos reais da fundação do Boi que é hoje a maior fonte de riqueza da nossa cidade, criado por pessoas simples e que hoje é conhecido como o Boi de Parintins”, ressaltou.
Carmona anunciou que fez convite ao Grupo Azul e Branco para gravar um Cd antológico de toadas do Boi bicampeão.