Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Acabou a espera

03/06/2009, Jornal A Crítica

Bruno Mazieri
Especial para a crítica
 
Finalmente os torcedores dos bumbás de Parintins poderão comprar os CDs oficiais com as toadas deste ano. O Garantido tem em sua essência o amor e a paixão pelo bumbá. Já o Caprichoso traz, mais uma vez, o grito de alerta à preservação da Amazônia.
 
Vermelho
 
O CD do Garantido é uma mistura de informações. Apesar de ser um trabalho eclético, ele não foge da essência musical parintinense”, explica Paulinho Du Sagrado, produtor musical.
 
As toadas tem como tema a galera encarnada. “Por incrível que pareça os produtores não participam do processo seletivo das composições. Isso prejudica bastante na hora de saber quais toadas serão sucesso. Tanto que, no momento em que ‘Coração de Torcedor’ foi rejeitado pelo Caprichoso eu fiz questão de incluí-la no nosso CD”, afirma.
 
Mudanças
 
Apesar de não haver uma ‘fidelidade’ ao boi do coração, compositores acabam participando de trabalhos nos bumbás contrários.
Não existe mais aquela paixão de antigamente. Isso é perceptível nas letras. Desde que o boi tornou-se um negócio, a inspiração poética foi engolida e deixada de lado. E falo isso com toda propriedade do mundo. Sou parintinense, torcedor apaixonado e tenho a certeza que as coisas mudaram”, desabafa.
 
Azul
 
Exaltando a Amazônia, o Caprichoso selecionou 20 toadas. “Está tudo bem técnico. Exemplo: temos três toadas de ritual e três de figura típica regional. Tudo foi pensando para a apresentação do boi na arena. As toadas que não envolvem situações específicas servem para animar a galera”, comenta Neil Armstrong, produtor musical.
 
Segundo ele, um dos grandes diferencias para este ano é a exclusão da bateria durante a gravação. “Fizemos questão de usar caixinhas, palminhas, surdos, entre outros. Enfim, utilizamos somente a Marujada de Guerra. Estamos resgatando o ritmo cadenciado do festival”.