Enamorados reafirmaram compromisso na saída do boi do povão
Passava das quatro horas da madrugada de sábado, quando Israel Paulain encerrou no palco da praça digital, o show do Garantido em homenagem aos namoradores e Santo Antonio. Milhares de torcedores encarnados reviveram a tradição criada há mais de oito décadas por Lindolfo Monte Verde. O evento começou as 18:00h de sexta-feira com a ladainha ao santo casamenteiro, comanda pela filha de Lindolfo, dona Maria Monte Verde.
No curralzinho iguarias típicas como mungunzá, tapioquinha, pé de moleque, mingau de crueira e banana verde. Após a oração, a batuca mirim do Garantido abriu a noite, em seguida toadas antológicas, que ainda pulsam forte na veia do torcedor, foram executadas.
Pela programação da prefeitura, o Garantido deveria se apresentar as 23:00h na praça Digital, após a contrariada. No entanto, as dezenas de fogueiras preparadas nas frentes das casas, alongaram o percurso em mais de quatro horas. O boi do povão não se esquivou de dançar ao redor de todas as fogueiras.
A romaria vermelha trouxe o “
boi mão mole” sátira a contrariada, a ala dos alagados, em referencia a situação vivida na baixa, o sistema de som Garantido, logo em seguida, o Comando Garantido, o Garantido Show, a vaqueirada, o boi Garantido astro maior do momento, a batucada, o trio elétrico comandado por Israel Paulain e banda Garantido e o arrastão com milhares de torcedores.
A cada fogueira e residência visitada; uma emoção diferente. Foi assim no encontro do Garantido com os sócios fundadores; Maria Célia Valente na rua Armando Prado, Braulino Lima na esquina da rua senador Álvaro Maia e Maria Rodrigues Muniz, irmã do saudoso Raimundo Muniz sócio do Garantido e criador do festival. A sinhazinha Ana Paula, no estilo perreché, veio descalça no meio da galera, interagindo com o tripa Denildo Piçanã.
Por volta da meia noite, quando a caminhada entrou na avenida Amazonas, um problema no tri elétrico “
carruagem de fogo”, fez a saída do boi da Promessa, mais emocionante ainda. Sem som, e recordando a época do prosador Lindolfo Monte Verde, Israel Paulain, a batucada e a galera vieram até a praça da Catedral cantando somente no gogo. Depois de receber a benção de Nossa Senhora do Carmo as 1:30h da amanhã, Israel Paulain anunciou que o pré-show do contrario, havia encerrado na praça Digital. A romaria vermelha seguiu para o local. O coordenador da Comissão de Artes Telo Pinto, disse o povo Garantido cumpriu mais uma tradição do festival. “
Quero agradecer cada sócio, torcedor, artista e principalmente a batucada, que é o coração dessa nação. O Garantido segue para mais um título”.
O boi de dona Maria Ângela, Dedé Marchão, Vavazinho, Porrotó, Suí, Paulinho Faria, Emerson Maia, Raimundo Muniz, de novo surpreendei com a festa da galera vermelha e branca. Segundo o coordenador do Garantido Show Adson Silveira, o Garantido recebe gratuitamente o amor do povo perreché. Para Israel Paulain mais uma vez o povo garantido mostrou Garra, raça e o amor e vai levar o Garantido pra arena para ser campeão.
Texto: Hudson LimaFotos: Elcio Farias