Das mãos desses simples artistas que iniciaram no Garantido como escultores, surge a grandiosidade das alegorias do Boi do Povão.
A Comissão de Artes do Boi Garantido há 11 anos apresentou como uma de suas características a ousadia. Inovou na formatação artística do Bumbá e descobrir novos talentos. em 2009 o Garantido revela mais duas novas apostas: Júnior Feijó e José Trindade.
"
A elevação de Trindade e Junhão é a oportunidade que se abre naturalmente como aconteceu com Marialvo Brandão, Joinha e Teco Mendes, antes auxiliares e hoje foram promovidos", salienta Telo Pinto, presidente da Comissão de Arte.
Além de Trindade e Junhão formam o quadro de artistas do Garantido os veteranos Amarildo Teixeira, Junior de Souza, Vandir Santos, Marialvo Brandão, Ito Teixeira, Jonathas Marinho (
Joinha), Antonio Cansação e Zilckson Reis.
JunhãoO escultor Júnior Feijó, 32 anos, O Junhão, é a demonstração da superação dos artistas do Boi da Baixa de São José. Trabalhando há 16 anos como auxiliar de galpão, Junhão em 2009 alcançou o posto maior dentro dos QGs do Bumbá, cobiçado por todos os auxiliares: ser artista de ponta do Boi Bumbá Garantido. Ele iniciou sua trajetória como aprendiz do consagrado artista plástico e sócio do vermelho e branco Mestre Jair Mendes. Em 2000 esteve na escola de Samba Portela, em seguida na Viradouro, Grande Rio e Salgueiro. Neste ano defendeu a escola Unidos do Tucuruvi de São Paulo.
Devido sua dedicação de bom discípulo, Junhão conquistou o reconhecimento de todos os artistas, da diretoria do Garantido e hoje é responsável pela confecção de duas alegorias: a primeira representado as figuras típicas regionais da Amazônia. A outra vai levar para a arena do Bumbódromo a celebração da fauna e da flora amazônica.
Hoje o artista plástico Junhão coordena o trabalho de 18 artistas em seu galpão. Ele reconhece o Boi Garantido com uma verdadeira universidade do folclore. "Foi nos QGs do Garantido que comecei minha trajetória artística. Agora posso dizer que o meu sonho foi realizado. Acredito que estou correspondendo com a concepção do boi de arena idealizada pela Comissão de Arte", destaca Junhão.
O artista afirma que a motivação de executar um trabalho com excelência "
está no conjunto de toadas às obras do Boi Garantido". Para ele a concepção artística que diferencia a forma de fazer arte do Boi do Povão com relação ao "
Contrário", está na humildade, no grandioso, no engenhoso, no magnífico, na garra e na determinação de cada artista, finaliza emocionado Junhão.
TrindadeO artista plástico José Castro Trindade, 33 anos, tem a responsabilidade de apresentar na arena do Bumbódromo a alegoria que representa em um só conjunto toda a essência cultural do caboclo amazônico, a exuberância e o espetáculo das figuras típicas regionais e toda a estrutura criada especialmente para o momento da celebração amazônica.
Desde os nove anos de idade, José Castro Trindade, O Trindade, começa a demonstrar sua vertente artística. "
Me espelhei em muitos artistas e me identifiquei com os traços e formas distorcidas", afirma o artista. A habilidade para o desenho e a pintura, logo fez desse operário da arte, um grande artista reconhecido.
Com o estilo de fazer arte inspirado no surrealismo amazônico, o artesão já foi premiado no concurso da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (
AAPP) na escolha do cartaz do Festival Folclórico de Parintins, com a melhor tela por três vezes seguidas em 1º lugar, e merecendo ainda a 2ª, 3ª e a 4ª colocação em outras ocasiões. Trindade também foi premiado no concurso Salão Amazônico, promovido pelo Sebrae em Manaus. Também foi destaque no Circuito de Arte da Universidade do Amazonas (
Ufam) e teve a oportunidade de participar da Exposição Itinerante Internacional em várias cidades da Itália.
Toda essa bagagem artística credencia o parintinense José Castro Trindade a fazer parte da legião de artistas do Boi Garantido.
Artista de fala mansa, pensativo, porém de raciocínio rápido, Trindade diz que a principal diferença entre os artistas do Garantido em relação ao "
Contrário" é a garra e o espírito artístico de superação que move cada operário dos QGs vermelhos. "
Aqui no Garantido todos trabalham com o coração. Todos se envolvem na emoção e por isso as coisas saem do jeito que tem que sair", destaca Trindade.
"
Hoje apesar das dificuldades encontradas para a execução do trabalho, nós estamos aí, faça chuva ou faça sol, a gente vai cumprir o cronograma idealizado pela Comissão de Arte", destaca.
Trindade trabalha, como a maioria dos artista do Garantido, na área externa do Bumbódromo. Sua equipe composta por 16 artistas entre soladores, pintores, escultores e os responsáveis pela robótica da alegoria, não para um só momento para apresentar um grande espetáculo nos dias 26, 27 e 28 de junho.
Texto: Marcondes Maciel Fotos: Paulo Sicsú