Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Os filhos do festival

23/06/2009, Jornal A Crítica

Leandro Prazeres
Da equipe de A CRÍTICA

Das lendas que envolvem Parintins, ao menos uma é verdadeira. A de que, nove meses após o Festival Folclórico, o número de bebês nascidos na IlhaTupinambarana  aumenta consideravelmente. São os que os parintinenses  chamam de “filhos do festival”.

A  reportagem de  A CRÍTICA foi atrás  de alguns desses filhos e descobriu que, se para a maioria das pessoas o festival termina no último dia de apresentação dos bumbás, para algumas outras, as melhores histórias começam depois que o boi deixa a arena.

De acordo com a Secretaria  Municipal de Saúde de Parintins, desde 2007, março é o mês que concentra o maior número de recém- nascidos no município. Em 2007, foram 250 nascimentos registrados em março contra uma média mensal de 200. Em 2008, foram 221 contra uma média de 183. Até agora, este ano repete a escrita: no último mês de março nasceram 181 “filhos do festival”.

Todo mundo por aqui conhece alguém que engravidou durante o festival. Os bebês são o maior produto do festival”, diz Elaine Pires, gerente do sistema de informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Marinês Cruz dos Santos, 29, é um bom exemplo. Em 2006, empolgada com a festança, não resistiu aos encantos do namorado. O resultado de tanta “empolgação” foram Vinícius e Vítor, gêmeos nascidos em 9 de março de 2007. “A gente estava na festa e acabou rolando. O bom é que nós queríamos um filho. Mas vieram gêmeos”, brinca Marinês.

Genuínos “filhos do festival”, Vítor e Vinícius mal tiveram tempo de escolher seus bois. “São todos Garantido”,diz a mãe orgulhosa.

Alguns pais também ficam todos “prosa” com seus rebentos. Roberto Cabral, 27, é um deles. Ex dançarino e coordenador de tribos do Caprichoso, ele namorava a ex-cunhã-poranga do boi Azul e  Branco, Isabel Souza, 26, durante o festival do ano passado. Enquanto uns brincavam de boi, os dois eram “só love”. O fruto de tanto amor atende pelo nome de Robert Ian, de apenas 4 meses.