André VianaJornal ACriticaO sambista carioca Jorge Aragão foi prfético ao compor a toada "
De Parintins pra todo mundo ver ", na década passada. Hoje, com o mundo cada vez mais globalizado, a letra traduz com exatidão o alcance que a saga dos dois bois atingiu.
Graças à popularização da internet , o Festival Folclórico de parintins ganhou o mundo. E a proliferação começa a ser sentida pela quantidade de pessoas que conhecem os bois mais amados do Brasil sem nunca ter pisado em Parintins.
A riqueza e beleza do espetáculo, a qualidade das composições, aliadas ao exotismo dos rituais, contribuem, mas a velocidade da informação é fundamental. "
Se não fosse a internet, teria uma informação bem mais enxuta e superficial sobre o espetáculo", disse o funcionário do banco do Brasil, Ivan dos Santos, 36, que é carioca, mas mora em Brasília e acompanha o Festival folclórico pela Internet há cinco anos.
Acostumado a observar belas imagens, o editos de fotografia do site Globoesporte.com, Mauricio Ribeiro, 35, diz ter adotado o Boi Caprichoso por uma razão bem prosaica: a beleza da cunhã Maria Azêdo. "
Ela é muito linda. Fotografa bem, tem uma beleza que se destaca em um espetáculo marcado pelas mulheres bonitas" explica.
BoikutA proliferação de sites do Festival de Parintins é a prova de que os bois mais conhecidos do mundo há tempos não se restrigem aos currais da ilha.
Além dos sites oficiais dos bois Caprichoso e Garantido, outros endereços na rede mundial de computadores trazem informações a respeito do festival.
Um dos mais interessantes espaços é o Boikut, Criado em 2009. Disponibilzado pelo site Parintins.com, o modelo inspirado no mais famoso site de relacionamentos no Brasil, conta com 468 usuários ativos(habituais) e mais de 5.700 cadastrados.
"
O site Parintins.com foi o primeiro a divulgar os bois de Parintins e está online há mais de 10 anos já foi noticia nos principais meios de comunicação do mundo como o jornal New York Times, revista Playboy e outros. A meta é aperfeiçoar cada vez mais" assegura Michel Pereira, Administrador do site parintins.com e Boikut.
Baixe a matéria completa
Noticia da A critica