Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Explosão de cores

27/06/2009, Jornal A Crítica

Marina Guedes e Saulo Borges
Da equipe de A CRÍTICA

Os dois bois que brilham no Festival Folclórico de Parintins - Caprichoso e Garantido - fizeram, na noite de ontem, o primeiro espetáculo na arena da Ilha Tupinambarana. O Azul e Branco abriu a festa voltado ao misticismo do Curupira, o guardião da floresta com a essência mergulhada em"quem ama protege".

O momento foi de reflexão mostrando a todos que a Amazônia só se mantem preservada graças à postura sustentável dos caboclos e indígenas. Uma digna homenagem para os que preservam a vida.

Boi, Cunhã, Sinhazinha, Porta Estandarte e Pajé deram um show na arena esverdeada. E a estreante Rainha do Folclore, Brena Dianná, mostrou que a escolha do seu nome foi certeira para representar o item azul.

 

A escolha do tema"Emoção"também parece ter sido perfeita para o Garantido, a julgar por ontem à noite. O bumbá chegou ao Bumbódromo emocionando o público, inclusive dois dos dez jurados, que dançavam ao som das toadas do boi. Chamado pela sua Galera, o apresentador Israel Paulain entrou na arena fazendo um discurso de defesa do tema e dizendo que o Garantido  "é alagado, é perrexé, mas é o mais bonito!".


Israel deu início aos momentos de apoteose da noite, ao cantar o refrão de uma das toadas mais fortes deste ano: "Emoção Garantido", de autoria dos compositores Paulinho Du Sagrado, do levantador de toadas David Assayag, e RuthValente.

Outro momento que promete ficar marcado foi a chegada da Porta Estandarte do boi, Raissa Barros, que desceu de uma altura de aproximadamente 30 metros, do  "Belezão", como A CRÍTICA havia antecipado. A 44ª edição do Festival Folclórico promete surpresas e novas emoções. E que venha a segunda noite de festa!