Leandro Prazeres e Jonas SantosDa equipe de A CRÍTICACom muitas diferenças e uma semelhança curiosa,
Caprichoso e
Garantido recepcionaram, ontem, os dez jurados que irão decidir o vencedor do 44º Festival Folclórico de Parintins. Enquanto o
Garantido optou poruma recepção mais intimista, com direito à voz e ao violão de DavidAssayag, o
Caprichoso decidiu mostrar seus projetos sociais ao som da “
Marujadinha de Guerra”.
O “
tour”dos jurados pelos dois bois começou às 14h. De ônibus, eles foram até a Cidade
Garantido, onde conheceram os galpões, agora alagados, do boi vermelho e branco. Durante a apresentação, um fato chamou atenção. Trabalhadores reclamaram,aos jurados, o fato de ainda não terem recebido seus pagamentos atrasados. “
Nós tivemos alguns problemas neste ano que, inclusive, fizeram com que a gente atrasasse os salários, mas isso já será resolvido”, disse Felipe Júnior, integrante da comissão que recebeu os jurados.
Da Cidade
Garantido, os jurados seguiram,em uma lancha, até a “
Casa dos Itens”, onde aconteceu a parte mais elaborada da recepção. Chico Cardoso e Fredy Góes apresentaram os principais itens do Garantido e explicaram a opção pelo tema deste ano: “
Emoção”. David Assayag comandou um pequeno “pot-pourri” de toadas do Garantido. Após a apresentação, os jurados foram convidados a saborear quitutes e sucos amazônicos.
CoincidênciaPor volta das 16h,os jurados seguiram para a Escolinha de Artes do Caprichoso, onde foram recebidos pela Marujadinha de Guerra. Neste ponto,ocorreu uma coincidência que despertou a desconfiança de quem acompanhou a comitiva. Na Casa dos Itens,os jurados foram convidados a plantar,cada um, uma árvore. Em seguida, em frente à Escolinha do Caprichoso,um canteiro havia sido preparado para que os jurados fizessem o mesmo. No local, os jurados puderam conhecer os vários projetos sociais tocados pelo Caprichoso com apoio de empresas públicas como o Banco do Brasil e a Petrobras.
“
Eu nunca tinha estado na Amazônia e não tinha contato com essa festa. Está sendo uma experiência incrível participar disso tudo”, disse Estrela Leminski, mestranda em Música, jurada selecionada no Estado do Paraná.