Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Candidatos à presidência do Garantido

15/07/2002, Romualdo Jr

Para a eleição deste ano, Antônio Andrade vai enfrentar nas urnas o ex-presidente do bumbá, o vereador José Walmir de Lima. Será como uma revanche entre os dois candidatos. O atual presidente foi eleito em 2000, disputando com José Walmir, saindo vitorioso com uma diferença de apenas 12 votos. O Garantido possui nos seus quadros um total de 917 sócios.

Walmir disse que volta por uma necessidade de se dar credibilidade ao boi Garantido. A vitória no festival tem a sua importância, mas não é tudo. Vencemos graças à garra dos artistas, afirmou. O ex-presidente comandou a associação por cinco vezes (1988, 1996, 1997, 1998), estando também na conquista do pentacampeonato na década de 80. Em todo esse período, o presidente do bumbá governava apenas por um ano.

Quando eu era presidente, o Garantido fazia compras por telefone. Em qualquer lugar que chegava as portas estavam abertas. Hoje, não temos crédito na praça. É esta credibilidade que precisamos resgatar, enfatizou. Walmir lembrou que o Garantido passou dois anos conturbados por problemas administrativos, citando a saída de ícones do grupo folclórico , como os compositores Tony e Inaldo Medeiros, Chico da Silva e o artista plástico Ito Carvalho.

Pretendo administrar com o povo do Garantido, irmanado na credibilidade e na paz. O Garantido vai ficar aberto para quem quiser brincar. Todos podem se aproximar. Não tem esse argumento de que alguém pegou o beco, frisou, parafraseando um linguajar do boi que significa sair.

Ele discordou que a atual diretoria tenha buscado a união do bumbá. Segundo Walmir, na semana passada estiveram reunidos a portas fechadas, ele, Andrade e Raul Góes Filho, ex-presidente do boi e atual coordenador de cultura de Parintins. A reunião seria para evitar uma futura eleição e o novo presidente saísse de um consenso. Este nome seria o de Raul Góes Filho, que não aceitou o convite. Não aceitei porque prefiro continuar colaborando com o festival e com a minha cidade como coordenador de cultura, afirmou.

Andrade propôs a formação de uma junta governativa que fosse administrada pelos três. A proposta foi recusada por Walmir, que pediu o cumprimento do estatuto do boi. Eu disse que renunciaria à minha candidatura se ele (Andrade) também renunciasse, e escolheríamos um nome entre os sócios para sair presidente, e ele não aceitou. Ainda por meio de um assessor, recebi convite para ser vice dele na chapa. Isto é querer a unidade do boi?, indagou.