Jony Clay BorgesDa equipe de A CRÍTICADepois de ver o sonho do tricampeonato se desfazer com o resultado final da apuração do 44º Festival Folclórico de Parintins, a direção da Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso creditou a derrota a “
acertos de bastidores”. “
Nós não temos dúvida disso, por tudo o que aconteceu, pelas notas que foram atribuídas ao Caprichoso”, declarou o presidente da associação, Carmona Oliveira Filho, logo após o término da contagem.
“
O Caprichoso apresentou três noites impecáveis. A sua segunda noite foi inesquecível, e teve jurado que atribuiu notas 9, ou 8,9, até 8,0. Isso é inadmissível, não existe essa diferença entre os dois bumbás”, afirmou Carmona, dirigindo sua mensagem a “
alguns jurados, sim, mas especificamente a algumas pessoas do Garantido que continuam denegrindo a imagem do festival comprando jurados”. “
O que estamos contestando são as notas de alguns jurados, que com certeza foram atribuídas por algum envolvimento que tiveram com algumas pessoas do boi contrário”, disse ele.
O presidente do Azul salientou, ainda, que o Caprichoso se pauta pelo respeito às regras estabelecidas e aos seus artistas e torcedores, sendo “
um boi que investe no festival, investe no seu boi que vai para a arena para realmente brilhar lá” .
QuesitosNa contagem das notas, o Caprichoso ficou em maior desvantagem nos itens do bloco Comum/Musical, que acumulou diferenças em desfavor do bumbá de 0,5, de 1,4 e de 1,3 pontos, respectivamente na primeira, segunda e terceira noites.
O Caprichoso também perdeu um 1 (um) ponto por impugnação referente à primeira noite de apresentações, requerida pelo Garantido por conta de propaganda irregular. De acordo com a solicitação, fiscais do Caprichoso estariam trajando camisas com a logomarca do bumbá.
O Caprichoso apresentou este ano o tema “
Amazonas, onde o verde encontra o azul”, última parte de uma trilogia iniciada em 2007, com o tema “
O Eldorado é aqui”, e continuada em 2008, com “
O futuro é agora”. Nos dois anos anteriores, o boi-bumbá sagrou-se vencedor.