Nelson BrilhanteDa equipe de A CRÍTICAComo Fênix, o Garantido ressurgiu das cinzas, provocadas por graves desentendimentos internos, falta de dinheiro e de galpões, para ganhar a edição de número 44 do Festival Folclórico de Parintins.
Após a divulgação do resultado, uma multidão vestida de vermelho tomou conta da grande área atrás do Bumbódromo, onde ouviu os primeiros desabafos de dirigentes e artistas, de cima de um trio elétrico. Em seguida, a massa encarnada marchou em direção à Cidade Garantido, local onde ficam os grandes galpões do boi, hoje, completamente embaixo d'água.
Nunca um tema (
Emoção) foi tão perfeitamente vivido e completamente desenvolvido como neste ano pela família vermelha e branca. Inegavelmente inferior nos números, durante os três dias de disputa, cada item do Garantido se transformou em dois, e o conjunto da obra foi perfeito.
Com uma diferença de 4,8 pontos, considerada alta nessa disputa, o boi da Baixa de São José impediu o tricampeonato do "
contrário" Caprichoso e comprovou que em Parintins toda previsão é suspeita. Desalojado de sua "
cidade" pela grande enchente, o Garantido teve que constituir toda a sua temática a céu aberto, atrás do Bumbódromo.
Como se não bastasse, o ano de eleições internas provocou muitas divisões entre os setores influentes do boi, gerando uma crise de grandes consequências. E nada como um título para baixar o efeito do fogo (ou da água). "
Nós tivemos momentos difíceis, mas superados pela garra, pela força dos artistas, que se doaram para não deixar o Garantido. Ofereço este título à minha família, que sofreu muito nesses últimos dias", desabafou o presidente Vicente Matos, que entrega o cargo no mês de agosto.
Veja os resultados finais
1ª Noite:
Caprichoso: 416,3
Garantido: 418,2
2ª Noite:
Caprichoso: 417,8
Garantido: 417,9
3ª Noite:
Garantido: 419,6
Caprichoso: 416,8
Final
Garantido: 1255,7
Caprichoso: 1250,9