Jony Clay BorgesDa equipe de A CRÍTICA Fãs e torcedores do Garantido em Manaus estão convidados a comemorar a vitória do boi- bumbá no 44º Festival Folclórico de Parintins na "
Noite de Emoção", que o Movimento Amigos do Garantido (
MAG) realiza hoje, a partir das 21h30, no Centro de Convenções de Manaus (
Sambódromo). A festa promete "
lavar a alma" dos torcedores que, após amargar dois anos de derrotas, viram o boi-bumbá sair vitorioso nas três noites de apresentação do festival em Parintins, no último final de semana.
Para fazer a alegria dos fãs do Boi da Baixa do São José, a organização da festa espera driblar a falta de vagas nos voos de Parintins e trazer a Manaus todos os itens individuais do Garantido: a Cunhã-Poranga Tatiane Barros; a Rainha do Folclore, Patrícia de Góes; a Porta-Estandarte Raíssa Barros; a Sinhazinha da Fazenda, Ana Paula Ianuzzi; o Pajé André Nascimento; o Amo do Boi, Tony Medeiros; o apresentador Israel Paulain; e o levantador de toadas David Assayag. Os ritmistas da Batucada também marcarão presença para animar a festa da torcida vermelha e branca no Sambódromo.
Programação A festa da vitória do Garantido vai começar sob o comando dos cantores Ricardo Lyra e Leonardo Castelo. Mais tarde, Israel Paulain e Tony Medeiros sobem ao palco para uma merecida confraternização com os torcedores do Boi do Povão. Por volta de 1h30, será a vez de David Assayag soltar a voz na festa, cantando toadas de ontem e de hoje ao lado da Batucada vitoriosa.
Para os torcedores de Manaus, a festa da vitória será uma oportunidade de extravasar, após uma série de problemas enfrentados pelo boi-bumbá ao longo do ano. "
Foi um título arrancado à força pela emoção dos torcedores, diante de inúmeros problemas como a alagação dos galpões e a situação político administrativa do boi em Parintins. Mas, fomos a superação em todos os sentidos", definiu Marco Aurélio.
Rivaldo Pereira, coordenador de eventos do MAG, acrescenta que o Garantido foi "
muito massacrado pelo contrário" por conta dos problemas com a cheia. "
Ele massacrou muito, mas esqueceu que o boi nasceu no alagado, e está acostumado a isso", afirmou o coordenador. Ele resume tudo recitando uma frase que estará nas camisas dos integrantes do MAG na festa de hoje: "
O rio Amazonas lavou a nossa alma, e agora é o contrário é que está alagado em lágrimas".