Saldo positivo no Boi Manaus
26/10/2009, Jornal A Crítica
O Boi Manaus chegou ao terceiro e último dia com a marca dos 350 mil brincantes nas três noites de festa. O ponto alto foi o sábado, com 150 mil pessoas lotando o Sambódromo. Com novidades tecnológicas e uma decoração mais “cabocla”, segundo o coordenador do Departamento de Fomento da Manauscult, Orlando Câmara, a festa foi encerrada ontem à noite com o desfile de sete trios elétricos que arrastaram a multidão ao longo do Sambódromo. O primeiro a entrar na pista foi o trio do Hamiraldo da Mata e Fabiano Neves, fazendo o esquenta da galera.
Orlando Câmara destacou que o sucesso do evento começou com as inovações incorporadas à Feirinha do Tururi, que este ano foi transferida para a Avenida do Samba - com melhor estrutura de palco e mais espaço para os brincantes - levando uma média de 5 mil pessoas por dia ao local, entre 2 e 22 de outubro. “Ano que vem estaremos desenvolvendo novas ideias para oferecer o melhor para o brincante porque para nós vip é o povo”, observou. A segurança foi outro item destacado. Durante as três noites, um efetivo de 425 policiais militares, 200 guardas civis metropolitanos e 200 seguranças particulares estiveram percorrendo as dependências e o entorno do Centro de Convenções.
O coronel Ricardo Gomes, comandante de Policiamento da Área Oeste, atribuiu o êxito do trabalho da segurança ao planejamento. As únicas ocorrências, segundo ele, foram relacionadas à presença de galeras (40 detenções preventivas) e a prisão de malabaristas peruanos que atingiram com os malabares em chamas uma mulher. “Levamos os jovens para o Centro de Comando e Coordenação de Apoio para que ouvissem palestras educativas até o final do evento e evitamos assim a ocorrência de confrontos”, explicou o comandante.