O ex-apresentador do Boi Bumbá Garantido, Paulo de Albuquerque Faria, foi eternizado na baixa de São José, na inauguração da Universidade do Folclore "
Paulinho Faria" nesta quinta-feira (29) na antiga Cibrazem.
O tempo, formado por muito vendaval e uma leve garoa, melhorou após o inicio da solenidade as 18:00h. "
Foi São Pedro que também é torcedor do Garantido", acredita a torcedora Raimunda Martins, que aos 62 anos disse que não perderia a homenagem ao ex-apresentador. "
O Paulinho foi uma pessoa que eu vi lutando no boi. Ele é nosso menino de ouro", emendou a comerciante Rosinha Medeiros, que há 42 anos sai no vermelho e branco.
Para a torcedora Lucila Góes, o ex-apresentador é a pedra fundamental do Garantido novo. "
Ele é Garantido doente, não no sentido de acamado. Mas é Garantido original. Não é daquelas pessoas que apenas fazem representação por dinheiro e depois que fecham algum contrato dizem 'não sou mais'. O Paulinho mostra a essência do Garantido. Ele merece".
O item substituto, Gaspar Medeiros, abriu a programação, entoando o Hino Nacional Brasileiro em ritmo de boi-bumbá. No palco, Paulinho recebeu as palavras de carinho do atual apresentador Israel Paulain, do coordenador do Centro Cristian Bulcão, do prefeito Bi Garcia, do vice-presidente Marco Aurélio de Medeiros e do presidente Telo Pinto. O representante do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), Emerson Rodrigues, acompanhou a homenagem.
O musicólogo Cristian Bulcão discursou como novo coordenador do centro educacional. "
Abracei este desafio. Percebi a importância de está à frente e mostrar uma proposta moderna de educação cidadã da população parintinense. Sou parintinense, sou perreché, sou sobrinho de Nelsinho Bulcão um grande compositor do Garantido. Hoje é um dia de muita felicidade com a presença do Paulinho", destacou.
Marco Aurélio registrou dois momentos. "
O primeiro o resgate da escola para formar profissionais. Os parintinenses já nascem artistas. Em qualquer escola de artes vem apenas se aperfeiçoar. Outro é o reconhecimento desse fenômeno que é o Paulinho. Aqui é um trabalho de resgate e reconhecimento. O boi era muito ingrato com essas pessoas. Nossa diretoria mudará isso".
Revelado e lançado ainda na década de 80 por Paulinho Faria, o atual apresentador Israel Paulain agradeceu ao Paulinho e ao irmão dele Zezinho Faria, pela contribuição artística e apoio dentro do Garantido. "
Estou feliz com os acontecimentos que se sucederam no Garantido e na minha vida. Tive a grande responsabilidade de substituir essa lenda viva, esse ícone do festival. Precisávamos fazer justiça. O boi Garantido se confunde com o Paulinho e o Paulinho se confunde com o Garantido. A família Faria a partir de 1982 deu novo rumo ao Garantido e os torcedores mais jovens precisam saber disso", comentou.
Israel saudou professores, alunos e direção da Universidade do Folclore, cantando um dos slogans criado por Paulo Faria. Israel mandou um recado para 2010: "
Mais quem é Garantido levante o braço. É boi do Povão e cante comigo. Pode sair quem sair, mas o Garantido será tri-campeão".
O presidente Telo Pinto disse que assumiu um compromisso, ainda em campanha, de valorizar o verdadeiro torcedor e brincante do Garantido. Segundo Telo, o centro educacional é fruto da parceria entre o CDH do Governo Estadual, do Movimento Amigos do Garantido (MAG), da prefeitura de Parintins e da Associação. "
Estou feliz e orgulhoso por esta realização se concretizar na nossa gestão. Cresci e aprendi a amar o Garantido através do jeito imposto pelo Paulinho Faria. Nosso boi passa por crise, mas nem por isso iremos fechar os olhos para as coisas boas e isso aqui é uma transformação", disse Telo.
O prefeito Bi Garcia comentou a importância de Paulinho no crescimento não apenas do Garantido, mas do festival e da cidade de Parintins. Garcia comparou o ex-apresentador a um médico, que aplicou muita adrenalina na veia da galera vermelho e branco, que para o prefeito é a melhor nas arquibancadas. "
É uma coisa imensurável o que você vê na arena do bumbodromo".
Falando à diretoria, o chefe do executivo pediu austeridade administrativa a Telo Pinto, para não ceder à emoções, aplicando o dinheiro do Garantido em beneficio da cultura e educação.
O homenageado passou dez minutos no palco, enquanto a galera em pé o aplaudia. Ele disse que não poderia recusar a lembrança e agradeceu a diretoria pelo convite. Paulinho Faria prestou homenagem à família Monte Verde, lembrando a figura do ex-amo do boi João Batista.
O Padre Egidio Mozato abençoou a Universidade do Folclore. Os presentes conheceram algumas salas onde funcionarão as oficinas de teclado, violão, dança, artesanato e violino.
A galera viu o reencontro de Paulinho Faria, Israel Paulain e Tony Medeiros no palco. No chão, evoluíram a porta estandarte Raissa Barros, a sinhazinha Ana Paula Ianuzzi, a batucada e o boi Garantido com Denildo Piçanã. A Universidade do Folclore Paulinho Faria atenderá 320 crianças e adolescentes, com início das aulas na próxima terça-feira (03 de novembro).